Cotidiano

Serra diz não acreditar em todas promessas de campanha de Trump

BRASÍLIA – O ministro das Relações Exteriores, José Serra, afirmou que o Brasil prepara um plano de contingência para abrir um canal de comunicação com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Serra, que durante a campanha chegou a declarar que a vitória do republicano seria um pesadelo, disse que Trump não deve cumprir tudo o que prometeu durante a disputa presidencial.

? Treino é treino, jogo é jogo. Treino é campanha ? ponderou o chanceler.

José Serra ressaltou que, nos Estados Unidos, cargos importantes do primeiro escalão como os da equipe econômica têm de ser aprovados pelo Senado. Esses nomes que serão responsáveis pelas políticas econômica e comercial. Como o parlamento tem um controle maior, várias propostas feitas na campanha podem não ser implementadas. Para o ministro, por exemplo, a vitória de Trump não deve significar um aumento do protecionismo do país.

? Eu espero que não aconteça. De verdade. Nunca o treino é igual ao jogo.

PESADELO DE SERRA

Questionado sobre a frase dita durante a campanha, ele disse que não teve sonho ruim na noite passada porque passou o tempo inteiro acordado em contato com o embaixador brasileiro em Washington, Sérgio Amaral.

? Não (tive pesadelo), porque eu estive acordado. A gente só tem pesadelo dormindo ? esquivou-se o ministro.