Cotidiano

Serra critica ?prisões arbitrárias? na Venezuela

2016 938269935-201609121335466347_AFP.jpg_20160912.jpgBRASÍLIA ? Em nota divulgada na manhã desta terça-feira, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, disse que o governo brasileiro está preocupado com a situação na Venezuela. Ele mencionou as recentes prisões no país governado por Nicolás Maduro, chamando-as de arbitrárias, e citou como exemplo a detenção do jornalista chileno Braulio Jatar.

?Estamos muito preocupados com a multiplicação recente de detenções arbitrárias na Venezuela, como a do jornalista chileno Braulio Jatar, ocorridas à revelia do devido processo legal e em claro desrespeito a liberdades e garantias fundamentais. Esse é um desdobramento que dificulta ainda mais o diálogo entre governo e oposição, indispensável para a superação da dramática crise política, econômica, social e humanitária que afeta a Venezuela”, disse Serra.

Na segunda-feira, Serra afirmou não ter esperanças na retomada das relações diplomáticas com Caracas. Venezuela, Equador e Bolívia chamaram de volta seus embaixadores depois do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, no dia 31 de agosto. O governo venezuelano, no entanto, foi o mais duro, chamando o processo contra a petista de ?golpe?. No caso da Bolívia e do Equador, o ministro brasileiro vê avanços e se mostrou mais otimista com a possibilidade de uma reaproximação.