Cotidiano

Serra chama de ?perigo? alto número de mulheres no Senado no México

RIO — O ministro das Relações Exteriores, José Serra, fez na segunda-feira uma polêmica declaração sobre mulheres, durante visita oficial ao México. Serra “alertou” a chanceler mexicana Claudia Ruiz Massieu sobre o “perigo” que o alto número de parlamentares mexicanas pode oferecer aos políticos brasileiros.

— Devo dizer, cara ministra, que o México, para os políticos homens no Brasil, é um perigo, porque descobri que aqui quase a metade dos senadores são mulheres — disse o ministro, de acordo com a agência de notícias AFP.

A declaração, ainda segundo a agência, provocou risadas nos presentes na reunião.

O chanceler brincou novamente ao reafirmar convite a Ruiz Massieu para ir ao Rio de Janeiro durante a Olimpíada:

— Quero muito que você vá, mas será um perigo, porque chamará a atenção para este assunto — disse o ministro, se referindo à alta participação de mulheres na política mexicana e também reconhecendo que menos de 20% das cadeiras do Senado brasileiro são ocupados por mulheres.

Em dezembro, durante um jantar natalino com políticos em Brasília, a então ministra da Agricultura Kátia Abreu jogou um copo de vinho no rosto de Serra, porque o então senador teria sido desrespeitoso com ela.

No Twitter, a ministra afirmou que reagiu à altura de “uma mulher que preza pela sua honra”. Kátia acrescentou que “todas as mulheres conhecem bem o eufemismo da expressão namoradeira”. A ministra disse ainda que, no Senado, são recorrentes as reclamações sobre as “piadas ofensivas” feitas por Serra. Por fim, Kátia lembrou que, nas eleições de 2010, apoiou Serra, a quem chamou de “esse senhor”.

A assessoria de imprensa do senador informou, primeiro, que ele não se pronunciaria sobre o assunto. Depois, enviou uma declaração de Serra: “Fiz uma brincadeira elogiosa num clima de descontração, mas foi mal recebida. Pedi desculpas”.

Nesta terça-feira, o presidente interino Michel Temer gravou um vídeo lamentando a escalada da violência contra a mulher, em ocasião dos dez anos da Lei Maria da Penha hoje.

– A lei impede, ou busca impedir, que as pessoas agridam de qualquer maneira a mulher brasileira – declarou, e complementou: – A violência contra a mulher, lamentavelmente, tem se agravado muito.

Logo que assumiu a Presidência, Temer foi criticado por ter montado um Ministério sem mulheres. Ele prometeu depois que, na próxima reforma ministerial, criaria uma pasta para mulheres, idosos, jovens e deficientes, e disse que não repetiria um desenho ministerial exclusivamente masculino. No vídeo desta terça, ele ressaltou que inaugurou a primeira delegacia para crimes contra as mulheres em 1985, quando era secretário de segurança de São Paulo.