Cotidiano

Serpente arco-íris está entre as 163 espécies descobertas em rio da Ásia

LAOS-SEASIA-ANIMAL-SCIENCE-CONSERVATION

RIO ? Uma cobra com a cabeça colorida como um arco-íris, um minúsculo sapo e um lagarto com chifres de dragão estão entre as mais de 150 novas espécies descobertas por cientistas apenas no ano passado na região do rio Mekong ? que inclui o sudoeste da China, Vietnã, Camboja, Laos, Tailândia e Myanmar ?, mas que já estão ameaçadas pelo aumento da pressão humana com a construção de represas e estradas.

? A região do Grande Mekong é um imã para os cientistas conservacionistas por causa de sua inacreditável diversidade de espécies que continuam sendo descobertas ? disse Jimmy Borah, da ONG WWF. ? Eles estão correndo contra o tempo para garantir que essas espécies descobertas sejam protegidas.

THAILAND-SEASIA-ANIMAL-SCIENCE-CONSERVATION

O temor dos pesquisadores é que o avanço do homem sobre áreas não exploradas faça com que espécies da fauna e da flora sejam extintas mesmo antes de serem descritas cientificamente. Uma das novas espécies descobertas é a tylototriton anguliceps, uma salamandra encontrada em Chiang Rai, na Tailândia. Além do desmatamento, essas espécies sofrem com a caça ilegal.

? Muitos colecionadores estão dispostos a pagar milhares de dólares pelas mais raras, únicas e ameaçadas espécies ? disse Borah.

CAMBODIA-SEASIA-ANIMAL-SCIENCE-CONSERVATION

THAILAND-SEASIA-ANIMAL-SCIENCE-CONSERVATION (2)

Ao todo, os pesquisadores descreveram 163 novas espécies na região em 2015, incluindo 9 anfíbios, três mamíferos, onze peixes, catorze répteis e 126 plantas. Entre elas está a parafimbrios lao, uma cobra encontrada no norte do Laos, cujas escamas refletem cores como um arco-íris em sua cabeça. Na fronteira entre o Camboja e o Vietnã foi descoberto um novo sapo, menor que a ponta de um dedo.

Entre 1997 e 2015 foram descobertas 2.409 espécies no Grande Mekong, o equivalente a duas novas descobertas por semana.