Cotidiano

Série mostra animais que resgatam vítimas de afogamento e até diagnosticam câncer

MILÃO – Numa manhã de setembro, cerca de 50 cachorros, a maioria labradores e terra-novas, treinavam com seus donos às margens do Lago d?Iseo, na região de Lombardia, na Itália. Os animais integram a Scuola Italiana Cani Salvataggio, que funciona há 25 anos treinando cerca de 400 ?cani?, e tem como missão o resgate de pessoas em situações de perigo nas praias italianas ? por incrível que pareça, um cachorro sozinho é capaz de puxar um barco com 30 pessoas por uma distância de 300 até 2 mil metros. Acompanhado por um grupo de jornalistas, o trabalho desses salva-vidas é um dos destaques de ?Sobre cães e homens? (?Dogs: The untold story?), que estreia nesta quinta, dia 17, às 22h20m, no Discovery.

O programa de cinco episódios, de 60 minutos cada, tem narração de Arnaldo Antunes e contempla todas as habilidades caninas e os tipos de relação entre humanos e cães, classificados, na atração, como os animais mais versáteis do planeta, onde vivem há mais de 33 mil anos. A estreia trata dos cachorros domésticos, mostrando que no Japão o número de animais adotados vem aumentando, enquanto o de nascimentos de crianças está caindo. O segundo episódio é dedicado aos selvagens, como os lobos brasileiros. O terceiro explica a importância dos cães na construção do mundo. O quarto mostra os cachorros nas mais diversas situações. E o último destaca os de rua, que somam 75% do total do mundo ? cerca de 850 milhões.

?ELES SÃO COMO FERRARIS?

Ao longo do programa, há casos emocionantes, como o do cachorro Piper, cujo dever é fazer companhia a um menino diabético de 9 anos, inclusive no colégio. Há outros episódios com ares de aventura, como o do cão que caça arapucas contra animais na África do Sul, ou o do que pula de helicópteros para resgates.

? Nossa meta era ambiciosa, e não foi difícil encontrar bons personagens. E como o projeto é global, fomos atrás de todas as utilidades que os cães podem ter. Eles se tornaram domésticos há 200 anos e, desde então, são usados para diferentes propósitos ? explica Martha Holmes, uma das produtoras executivas do programa.

Para contar todas as histórias, Martha passou um ano em campo filmando, depois de 18 meses de produção. Uma equipe de 15 pessoas se espalhou pelo mundo para os registros.

? Nossas câmeras mostram o ponto de vista do cão. Muitas vezes eles reagem de forma diferente quando estão com seus donos, e não queríamos isso. Então, as filmagens são geralmente de baixo ? explica.

Martha, que tinha pavor de cachorros até dois anos atrás, conta que ficou impressionada com as habilidades caninas. Na Casa Pediátrica, que fica na via Fatebenesorelle, em Milão, o setter inglês Oliver e o labrador retriever Tobia interagem com os pequenos pacientes e até fazem companhia na hora do exame de sangue. Há, inclusive, um cachorro-robô para as crianças alérgicas.

E se, em aeroportos, os cães treinados pelas Forças Armadas são os responsáveis por identificar a presença de drogas em malas, no Hospital e Centro de Pesquisas Humanitas, também em Milão, são eles os responsáveis por identificar câncer de próstata em amostras de urina por meio do faro. Isso porque o sistema olfativo dos cães é quatro vezes mais eficiente do que o humano.

? Nosso estudo começou em 2011 para saber o que era mito e o que era verdade. Não dá para bobear, por isso usamos os melhores cães, que são os treinados pelo Exército. Eles são como Ferraris ? diz o doutor Fabio Grizzi, bacharel em Ciências Biológicas.

*Natália Castro viajou a convite do Discovery