Cotidiano

Série da TV Cultura relembra os 65 anos da novela no Brasil

61990360_SC - Tonia Carrero (1).jpgRIO? E lá se vão 65 anos desde a exibição da primeira novela, ?Sua vida me pertence?, de 1951. A trama de Wálter Forster foi exibida na Tupi e mostrou o primeiro beijo da TV brasileira, entre Forster e a atriz Vida Alves. Essas e outras curiosidades estão na série inédita ?Novela ? 65 anos de emoções?, que estreia hoje, às 19h30m, na TV Cultura, com apresentação de Atílio Bari.

Uma homenagem ao gênero de forte apelo popular, os oito episódios foram coproduzidos por Hermes Frederico ? nome por trás das séries ?Damas da TV? (2013) e ?Grandes atores? (2015), ambas exibidas no Viva. A atração, diz ele, é bastante didática: começa lá atrás, com os pioneiros da televisão e suas experimentações, e vai até os dias de hoje, em que a telenovela se firmou como uma ?verdadeira indústria de entretenimento, extremamente profissional, poderosa e influente?.

? São 65 anos do maior produto da TV brasileira, então, conversando com o Marcos Mendonça (o presidente do canal) surgiu a ideia de comemorar. A intenção maior é a efeméride. E fizemos o programa nos moldes da TV Cultura, que é educativa ? explica Hermes, envolvido também com o produção de ?Grandes autores?, que estreia em janeiro no Viva.

A origem no teatro

Para ilustrar essa história, a produção mostra depoimentos exclusivos e imagens de acervo. O primeiro episódio destaca os teleteatros e as primeiras novelas, com foco na ousadia de autores que abriram os caminhos para os de hoje. Ao longo dos domingos, o espectador acompanha, por exemplo, a inauguração da TV Excelsior, em 1960, que exibiu a primeira novela diária, ?2-5499 Ocupado?, em 1963; o legado deixado pela autora Ivani Ribeiro (1916-1995): e as perspectivas para o futuro.

? Até hoje continuo achando que a nossa telenovela tem uma característica muito diferente, é entretenimento, mas traz questões sociais, comportamentais e políticas dentro do modelo do folhetim ? analisa Hermes. (Natalia Castro)