Agronegócio

Sericicultores com movimentação milionária

Região possui um dos melhores fios do mundo e investimentos garantirão aumento de produção

Sericicultores com movimentação milionária

Os sericicultores de Boa Vista poderão melhorar a qualidade e aumentar a produção de casulos do bicho-da-seda com a chegada de novos equipamentos. A associação que representa os produtores recebeu um conjunto com três roçadeiras e 11 máquinas de retirar casulos, os quais irão beneficiar 12 criadores do Município. O Paraná é o maior produtor nacional e considerado um dos melhores fios de seda do mundo.

“Apoiar os pequenos sericicultores a melhorar a produção e produtividade, diminuindo o esforço da mão de obra e gerar mais lucro, esse é o objetivo”, disse o prefeito Leonir dos Santos.

Para Sebastião Neto, representante da única empresa nacional produtora de fios de seda e que tem uma de suas unidades no município, os equipamentos irão proporcionar condições de aumento de produtividade. “Na nossa região temos 49 produtores que produzirão este ano de 65 mil a 68 mil quilos de casulos. Isso, em dinheiro, representa cerca de R$ 1,4 milhão”.

“A sericicultura traz renda para as pequenas propriedades familiares e respeita o meio ambiente, já que é livre do uso de agrotóxicos, por isso, é considerada uma atividade, economicamente viável e ambientalmente correta”, enfatizou o prefeito Leonir dos Santos, que acompanhou a entrega dos equipamentos.