Cotidiano

Sérgio Loroza explora comidas de rua em programa do TLC

59047980_SC - Sérgio Loroza apresenta programa no TLC - Rua pra toda gula.jpgRIO – Durante a adolescência, Sérgio Loroza morou sozinho e, sem saber cozinhar, suas refeições acabavam sendo mesmo nas barraquinhas perto de sua casa, em Madureira. Já mais velho e seguindo as carreiras de ator e de cantor, gosta de se definir como ?uma criatura da noite?, acostumada a saciar a fome em ?podrões?? pelas cidades por onde passa.

Automaticamente, diz, pegou intimidade com a baixa gastronomia, conhecimento que agora compartilha com o público em ?Rua pra toda gula?, atração exibida aos sábados, às 23h10m, no TLC. Nos programas, de meia hora de duração, ele mostra o que há de melhor na comida de rua do Rio e de São Paulo.

? A rua é do vira-lata, eu sou um pouco vira-lata. Essa mistura toda, essa zona toda me fascina. Como diz o (músico) Moacyr Luz, ?a rua é nóis? ? valoriza o carioca, com sotaque carregado e caprichando nas gírias.

O teor do programa é mais ?roots?, como ele diz, ?sem muito requinte, mas com muita qualidade?.

? É que chega num ponto que vira frescura, né? O cara pega um prato enorme com alface e um risco de azeite e inventa um nome francês. Apesar do raio gourmetizador, no fundo, o que é bom, é bom ? avalia.

Na busca pelo que há de mais interessante na baixa gastronomia, Loroza recebe convidados ecléticos como a funkeira Valesca Popozuda, a integrante da Velha Guarda da Portela Tia Surica, o estilista André Lima, a modelo Gianne Albertoni e os cantores Ronnie Von, Simoninha e MV Bill. Eles experimentam hambúrgueres, pastéis, churrasquinhos e cachorros-quentes. Na Ilha do Governador, no Rio, por exemplo, Loroza descobriu um lugar que vende sushis e sashimis na rua. Ele garante experimentar de tudo. Quer dizer, quase tudo:

? Só dei uma amarelada numa sopa de cebola, que preferi pular.