Política

Será dado hoje um passo importante para a construção do tão esperado Aeroporto Regional do Oeste

Um projeto de muitos anos está prestes a sair do papel e alavancar o desenvolvimento da região oeste. Assim define o deputado federal Alfredo Kaefer (PP-PR), que participa nesta quinta-feira da solenidade de assinatura pela governadora Cida Borghetti do decreto de desapropriação da área onde será construído o Aeroporto Regional do Oeste do Paraná, em uma região estratégica entre Cascavel, Toledo e Tupãssi.

Desde antes de assumir seu primeiro mandato, em 2007, Kaefer já lutava para que a região tivesse um Aeroporto com uma grande capacidade, e por conta própria fez um amplo estudo da viabilidade econômica e um projeto para construção do aeroporto que, segundo ele, ”será algo muito além de um campo de pousos e decolagens. Será para transporte de passageiros, complexo de cargas e um centro de negócios para alavancar economicamente toda a região”.

A governadora Cida Borghetti vem a Cascavel nesta quinta-feira (5) para assinar o decreto de desapropriação da área em evento que está marcado para as 19h na Prefeitura de Cascavel e deve reunir prefeitos, empresários e líderes de todo o oeste.

“É uma demanda histórica da região. Estamos dando o primeiro passo na construção do aeroporto que vai estimular novos negócios e oportunidades, dar conforto aos moradores do oeste. A boa infraestrutura é essencial para desenvolver e assegurar o uso de todo o potencial da região”, afirma a governadora.

A perspectiva é de que o novo aeroporto atenda mais de 1,2 milhão de habitantes das regiões de Cascavel, Toledo, Palotina, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Guaíra. Os recursos para a compra da área serão alocados em uma conta específica, criada especialmente para o processo de desapropriação.

Kaefer encaminhou proposta de Emenda à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2019 que pede a inclusão, “como prioridade de governo, do projeto de Construção do Aeroporto Regional. O objetivo da apresentação da emenda parlamentar, é garantir receita orçamentária efetiva já para o próximo exercício.

“A construção do nosso Aeroporto regional no oeste do Paraná, vai propiciar o aumento da capacidade de tráfego aéreo da região e o aumento da demanda de aeronaves cargueiras e aviação regular de forma segura e eficiente”, concluiu Kaefer.