Cotidiano

Senadores prometem urgência em votação

Brasília – A presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, prefeito de Mercedes, Cleci Loffi, e mais dez prefeitos da Costa Oeste paranaense retornaram ontem de Brasília animados com o que ouviram. Eles participaram de um encontro na Amusuh (Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidrelétricas) e posteriormente se reuniram em comissões com cada um dos 81 senadores pressionando a aprovação do Projeto de Lei da Câmara – PLC 315/2009. Se aprovado pelos senadores e posteriormente sancionado pelo presidente Michel Temer, beneficiará mais de 700 municípios brasileiros atingidos por barragens hidrelétricas. Somente nas cidades lindeiras da Costa Oeste haverá um aporte anual de R$ 171 milhões.

A PLC recebeu aprovação da Câmara dos Deputados e segue para apreciação do Senado. Se aprovado, o projeto aumenta o percentual de repasse aos municípios de 45% para 65%, reduzindo o repasse que é feito aos governos estaduais. A porcentagem repassada aos órgãos federais não muda.

“Estamos otimistas com a manifestação de apoio à aprovação do PLC por parte da maioria dos senadores com quem nos reunimos e o presidente do Senado, Eunício Oliveira, nos garantiu que será votada em caráter de urgência ainda na próxima semana”, disse Cleci Loffi, enquanto aguardava o voo para retornar à região oeste.