Cotidiano

Senador republicano acusa Rússia de hackear seu email de campanha

WASHINGTON ? O senador republicano Lindsey Graham acusou os russos de terem hackeado seu email de campanha nos EUA. Em entrevista à CNN, ele ainda disse que acreditava que Moscou estaria por trás dos ciberataques ao Comitê Nacional Democrata deste ano, com o objetivo de desestabilizar a democracia no mundo todo. Autoridades russas já negaram repetidamente as acusações, mas a CIA afirma que há evidências de que o Kremlin tentou influenciar as eleições americanas.

? O FBI nos disse em agosto que fomos hackeados em junho ? disse Graham ao canal americano. ? Eu acredito que os russos tenham hackeado o Comitê Nacional Democrata. Eu acredito que eles tenham hackeado o email de John Podesta (ex-diretor de campanha da candidata democrata Hillary Clinton). Eles hackearam a minha conta de campanha.

Além disso, o republicano também afirmou que as informações publicadas depois dos ciberataques feriram a imagem de Hillary, e não a de Donald Trump ? candidato republicano que, em novembro, venceu a corrida à Casa Branca. No entanto, ressalvou que o resultado eleitoral não está em dúvida.

Para Graham, estenão se trata de uma questão partidária, uma vez que afeta republicanos e democratas.

? Nós deveríamos dizer aos russos que, sob nenhuma condição, você interfere nas nossas eleições. Nós não nos importamos com o porquê, nós vamos te atingir e te atingir em cheio. Vamos introduzir sanções.

Em paralelo, a NBC News relatou que autoridades da Inteligência americana acreditam agora que o presidente russo, Vladimir Putin, tenha se envolvido pessoalmente em uma campanha para interferir nas eleições dos EUA.