Cotidiano

Senador que indicaria 'até melancia' no DF diz que se referia a afilhado político

BRASÍLIA – O senador Hélio José (PMDB-DF), que disse na última terça-feira que indica “quem quiser, até uma melancia” para a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) do Distrito Federal, afirmou nesta segunda-feira que chama de “Melancia” seu indicado para superintendente da secretaria, por ter uma “barriguinha”. Hélio José, que é suplente do governador do DF no Senado e vice-líder do governo, havia dito a servidores que a SPU era “dele”, e que quem não concordasse com sua indicação deveria “cair fora”.

? Não foi isso que foi dito. Eu falei porque o meu indicado parece uma melancia. Eu chamo ele popularmente de Nilo melancia. Ele é branquinho, loiro e tem uma barriguinha ? disse o senador no Palácio do Planalto após uma reunião com o presidente interino Michel Temer para discutir retomada de obras atrasadas. Ele completou:

? Eu falei: “essa melancia fui eu que indiquei”. Carinhosamente eu sempre o chamei de melancia, de Nilo Melancia.

O peemedebista indicou Francisco Nilo Gonsalves Júnior para o cargo de superintendente da SPU, que é subordinada ao Ministério do Planejamento. Antes, Nilo ocupava função de confiança no Senado. Ele foi nomeado para a SPU mas ainda não tomou posse. Segundo funcionários da secretaria, que administra terras da União no DF, há resistência em torno do nome por suposto conflito de interesses com imobiliárias.

Perguntado se ele havia se arrependido das declarações, ele primeiro criticou ter sido gravado sem autorização “por aqueles petistas”, e depois reconheceu que foi “infeliz”.

Na última terça-feira, em conversas mostradas pela TV Globo, Hélio José esbravejara:

? Isso aqui é nosso. Isso aqui eu ponho quem eu quiser, a melancia que eu quiser aqui, eu vou colocar ? disse Hélio José a servidores da secretaria, aos quais pediu para “esvaziar as gavetas e cair fora”, e completou:

? A partir de hoje, a SPU é responsabilidade minha, do senador Hélio José, gabinete 19 da (Ala) Teotônio Vilela.

Em nota na semana passada, Hélio José não havia comentado suas declarações. Ele somente disse que seu apadrinhado tem perfil técnico, e não é ligado a imobiliárias.

Hélio ficou conhecido como Hélio Gambiarra depois que, em 1995, fez um ?gato? quando era diretor da Companhia Energética de Brasília para um churrasco com o então correligionário ex-presidente Lula. Nas eleições de 2014, Hélio teve apenas seis votos para deputado distrital.