Cotidiano

Senador baiano apresenta PEC para eleições gerais em 2022

BRASÍLIA- No momento em que a oposição vai para as ruas pedir antecipação das eleições presidenciais, o senador Roberto Muniz (PP-BA), protocolou proposta de emenda constitucional (PEC), com apoio de 34 senadores, para instituir eleições gerais, com coincidência de mandatos, a partir de 2022. Muniz é suplente do petista Walter Pinheiro, que se licenciou para assumir uma secretaria no governo da Bahia.

O autor da proposta que prevê a coincidência de mandatos executivos e legislativos, nas três esferas, diz que a mudança pode reduzir custos e alinhar a programação orçamentária política de governo durante os quatro anos de gestão, sem as interrupções que ocorrem por conta de um processo eleitoral.

? É a hora de retomar as discussões sobre as propostas de reforma política e esta PEC pode encabeçar o debate como uma lei mãe . Apenas nas eleições de 2012, o TSE consumiu dos cofres públicos R$ 397,27 milhões e estima, para esse ano, um gasto de R$ 600 milhões na operacionalização das eleições ? argumenta Roberto Muniz.