Cotidiano

Senado dos EUA confirma Steven Mnuchin como secretário do Tesouro

WASHINGTON – O Senado dos Estados Unidos confirmou nesta segunda-feira o ex-banqueiro Steven Mnuchin como secretário do Tesouro. O indicado era alvo de críticas dos democratas por suposto envolvimento na crise financeira de 2008, enquanto diretor do banco OneWest. Os republicanos, por sua vez, afirmam que a experiência de Mnuchin em finanças o qualifica para administrar a pasta, na qual terá papel central no desenvolvimento da política econômica do presidente americano Donald Trump.

? Ele tem ampla experiência em administração, companhias privadas em complicações, negociação de acordos difíceis e tomada de decisões duras, além de ser responsabilizado por tais decisões ? afirmou o senador Orrin Hatch, de Utah, presidente da Comissão de Finanças.

Os votos nos escolhidos pelo gabinete de Trump expuseram uma profunda divisão no Senado, predominantemente republicanos, com muitos indicados sendo aprovados em votações partidárias.

A aprovação de Mnuchin segue o mesmo padrão. Ele foi confirmado com 53 votos a favor, contra 47. O senador democrata Joe Manchin, de West Virgínia, apoiou os republicanos.

Mnuchin é um empresário rico, assim como Trump. Ele foi do alto escalão no banco do Goldman Sachs e serviu como líder da campanha presidencial de Trump.

Como secretário do Tesouro, espera-se que Mnuchin desempenhe um importante papel na tentativa dos republicanos de implementar uma revisão tributária pela primeira vez em três décadas. Trump prometeu apresentar uma proposta nas próximas semanas. Mnuchin também será responsável por impor sanções econômicas em governos estrangeiros e indivíduos, incluindo a Rússia.