Cotidiano

Senado dos EUA aprova ex-CEO da ExxonMobil como secretário de Estado

64379111_Former ExxonMobil executive Rex Tillerson US President-elect Donald Trump%27s pick for US Sec.jpeg

WASHINGTON ? O Senado dos Estados Unidos aprovou na quarta-feira a escolha do presidente Donald Trump para o cargo de secretário de Estado, o ex-presidente da Exxon Mobil Rex Tillerson. Apesar de o Senado viver um briga entre republicanos e democrata, ele foi aprovado por 56 votos a 43.

Numa primeira etapa, a votação sobre Tillerson na Comissão de Relações Exteriores foi de 11 votos a favor e 10 contra, com os republicanos do comitê aprovando Tillerson, e os democratas se opondo à sua nomeação.

Tillerson, que não tem experiência em cargo público, ainda deverá ser confirmado para o cargo em votação entre os 100 membros do Senado, onde os republicanos têm maioria com 52 lugares.

O indicado à chefia da diplomacia americana vem sendo questionado por sua relação com o presidente russo, Vladimir Putin, de quem ganhou a medalha da Ordem da Amizade em 2013).

Como ex-presidente da petroleira, ele fez negócios com países controversos, além de ter sido questionado por suas ações ambientais.

Trump escolheu o executivo texano de 64 anos afirmando que agora ?os americanos voltam a ter um líder de classe mundial trabalhando por eles?, de acordo com nota da equipe de transição.

Trump Secretary of State

Líderes republicanos no Senado ignoraram as normas de comissões da Casa, na ausência de congressistas democratas, e avançaram para aprovar as indicações de dois candidatos do presidente Trump: para o Tesouro e a secretaria da Saúde. A decisão se deu após os parlamentares democratas boicotarem a audiência da Comissão de Finanças do Senado, na qual eram consideradas as indicações do banqueiro de Wall Street Steven Mnuchin para o Tesouro e do congressista Tom Price para dirigir a Saúde.

O presidente da comissão, o veterano senador Orrin Hatch, suspendeu o requerimento de quórum para votar a favor de Mnuchin e Price e enviou suas indicações ao plenário do Senado para confirmar a aprovação. Mnuchin e Price estão entre os candidatos mais controversos do gabinete Trump.

? Se acabarmos ficando neste impasse, eu diria que se você puder, Mitch, seja nuclear ? disse Trump ao líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, num evento com lideranças do partido no Congresso e defendendo uma ação que ignorasse os democratas.

Também na quarta-feira, o nome do escolhido para chefiar a Justiça, Jeff Sessions, avançou na Comissão de Justiça. Todos os 11 republicanos foram a favor dele, enquanto os nove democratas foram contra. Por outro lado, o indicado para chefiar a Agência de Proteção Ambiental, Scott Pruitt, teve a votação de seu nome adiada.

Os democratas alertaram que vão demorar com o processo de confirmação, enfurecendo os republicanos, que afirmam que o novo presidente deve dispor de seu círculo mais próximo o quanto antes possível.