Cotidiano

Senado derruba veto de Obama a lei sobre vítimas do 11 de Setembro

WASHINGTON ? O Senado dos Estados Unidos aprovou de forma esmagadora nesta quarta-feira eliminar o veto do presidente Barack Obama a uma lei que permite que as vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001 processem a Arábia Saudita, devido à suposta ligação do país com Osama bin Laden.

Os senadores votaram de forma quase unânime para eliminar o veto, o que pode levar a uma votação similar na Câmara.

É a primeira vez em que isso ocorre com um veto de Obama em seus oito anos como presidente.

A Arábia Saudita já alertou que, se a lei entrar em vigor, o país poderá tirar “dezenas de bilhões de dólares” de investimentos dos Estados Unidos.

Obama já havia indicado que via “sério problemas” nesta lei, incluindo preocupações que as autoridades americanas teriam de enfrentar retaliações nos tribunais por governos estrangeiros.

“Eu tenho profunda simpatia para com as famílias das vítimas dos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001, que sofreram gravemente”, disse Obama na mensagem de veto de três páginas que o acompanha.

“Eu também tenho um profundo apreço do desejo dessas famílias para buscar a justiça e estou fortemente empenhado em ajudá-los em seus esforços. Mas esta lei não vai aumentar a segurança dos americanos de ataques terroristas, e pode prejudica ros interesses centrais dos EUA.”