Cotidiano

Senado aprova MP que deu socorro de R$ 2,9 bilhões para pagar despesas do Rio com Olimpíada

INFOCHPDPICT000061959320

BRASÍLIA – Os senadores aprovaram agora a noite o projeto de resolução da Medida Provisória 736/2016, que abriu crédito de R$ 2,9 bilhões para quitar gastos do Rio de Janeiro com segurança pública nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O dinheiro já foi liberado e a MP vai a promulgação. Mais cedo governadores dos estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste se reuniram com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para pedir apoio do Congresso à retomada das negociações, com o governo, sobre a renegociação de suas dívidas e socorro para pagamento das folhas de pagamento. temer

Os governadores cobram do Governo o mesmo tratamento dado ao Rio de Janeiro e outros estados do Sul e Sudeste. Querem também que na renegociação do projeto de repatriação, os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste tenham o mesmo percentual de repasse das cidades sedes da Copa e Olímpiada.

? O que estamos percebendo é que nos últimos 30 dias arrefeceu o ânimo do governo na negociação com os estados. Primeiro pediram para esperar passar o impeachment, depois o presidente Temer foi para a China, veio a eleição municipal. Com todo respeito, mesmo com a crise se agravando, não estamos vendo preocupação do governo com esse debate. O momento é crítico e já passou da fase de debate ? protestou o governador do Mato Grosso, Pedro Taques, durante a reunião com Renan.

O assunto foi discutido em almoço de Renan com Michel Temer, e mais tarde os governadores foram levados ao presidente.

? Vamos voltar a conversar sobre a negociação das dívidas, que não beneficiou os estados dessas regiões. Os governadores estão pedindo uma solução para a crise que tem se agravado muito ? disse Renan.