Cotidiano

Senado americano rejeita primeiras duas medidas para controle de armas

201606161850248660_AFP.jpg

WASHINGTON ? O Senado dos Estados Unidos já bloqueou duas das quatro propostas votadas nesta segunda-feira para aumentar o controle sobre a venda de armas no país. As medidas envolveriam reforçar a verificação dos antecedentes dos compradores de armas e proibir a venda a quem estiver sob a vigilância do FBI. A antiga discussão sobre o tema foi inflamada, na última semana, pelo massacre de 49 pessoas na boate gay de Orlando ? o maior ataque armado da História dos EUA.

As esperanças de aprovação para as propostas ? duas republicanas e duas democratas ? já não eram altas. Para passar pelo Senado, as medidas precisariam de 60 votos em seu favor.

A primeira medida, respaldada pelo senador republicano Charles Grassley, ficou a sete votos da aprovação. Já a segunda proposta, do senador democrata Chris Murphy, teve 16 votos a menos do que o necessário.

No entanto, alguns legisladores ainda tentam firmar um compromisso para manter as armas de fogo longe dos integrantes da lista de vigilância terrorista das autoridades americanas.

O ataque à boate gay de Orlando vem pressionando Washington a revisar sua legislação sobre o controle de armas. Após anos de bloqueio ao tema, os senadores republicanos se comprometeram a votas as medidas. O seu partido afirma que o controle de armas fere o direito de posse de armas garantido pela Constituição dos EUA.

? É sempre a mesma coisa. Após cada tragédia, nós, democratas, tentamos passar medidas sensatas de segurança das armas. Tristemente, nossos esforços são bloqueados pelos congressistas republicanos, que tomam ordens do lobby armamentista do país ? disse o líder da minoria democrata no Senado, Harry Reid, na abertura do debate sobre as propostas.