Cotidiano

Senacon prorroga inscrições de curso de educação financeira

educação financeira.jpgBRASÍLIA ? A Escola Nacional de Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Cidadania (SENACON/MJC) prorrogou para até o próximo domingo, dia 13, as inscrições do Curso 1 do Programa de Educação Financeira para Consumidores. São oferecidas cinco mil vagas em todo o país para consumidores que desejam se tornar mais conscientes e informados e ampliar seu conhecimento relacionado a produtos e serviços financeiros, orçamento doméstico e planejamento financeiro, com foco em exemplos concretos e na compreensão sobre seus direitos.

O curso, on-line e gratuito, é o primeiro de uma série de três, e dará ao cidadão noções básicas de como ?sair do vermelho?; planejar seu orçamento; calcular receitas e despesas e classificá-las em fixas, variáveis e eventuais; calcular percentagens; explicar o que são juros; relacionar capital, juros e tempo; e ainda utilizar a calculadora do cidadão do Banco Central.

A carga horária do curso é de 20 horas, com duração de três semanas. As aulas terão início no dia 22 deste mês. Os interessados podem se inscrever no link: : http://defesadoconsumidor.gov.br/index.php/formacao-cursos/formulario-de-inscricao-efc .

?Este curso orienta as pessoas que estão endividadas a entender como proceder para sair do vermelho, bem como ajuda aqueles que não tem conhecimento do assunto a não se endividarem. É fácil, você pode fazer há qualquer hora. O trabalho é voltado exclusivamente para a comunidade, com o intuito de alcançar um maior número possível de cidadãos e ajuda-los a enfrentar essa situação de total vulnerabilidade?, diz a Senacon.

O curso consolida o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Senacon na área de educação financeira desde 2010, quando passou a representar o MJC no Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Além disso, o curso é resultado de uma parceria firmada entre a Senacon e a Universidade de Brasília (UnB) para prospecção de tecnologias da informação aplicadas às políticas de proteção e defesa do consumidor. Cooperação esta que tem possibilitado o aprimoramento da didática e diversificação dos cursos oferecidos pela Escola Nacional, que contam agora com a certificação da UnB.