Cotidiano

Sempre teremos Paris: após o Brexit, capital francesa pode receber 20 mil bancários

Paris_.jpgPARIS – Paris pode atrair até 20 mil trabalhadores britânicos do setor financeiro, e o êxodo poderá começar em algumas semanas depois de o Reino Unido começar a se retirar da União Europeia, de acordo com o Europlace, grupo de lobby da capital francesa. Em disputa com Frankfurt pela massa de profissionais, a capital francesa se promoverá realizando em Londres, no mês que vem, em uma série de apresentações.

O material de marketing da Europlace, agência de promoção da capital francesa como centro financeiro, mostra que Paris já emprega mais de 180 mil financistas, abriga o maior mercado de títulos da região e conta com o segundo maior número de gestores de ativos.

A competição entre as cidades que querem aproveitar o Brexit está esquentando porque a primeira-ministra britânica Theresa May pretende iniciar as negociações no fim de março. Diretores de bancos do mundo inteiro alertaram May que começarão em breve a transferir operações e empregos do Reino Unido para outros lugares da EU, a menos que ela consiga proteger o acesso fácil ao mercado europeu.

? Sentimos que serão tomadas decisões no primeiro semestre do ano novo ? disse Arnaud de Bresson, diretor administrativo da Europlace, em uma entrevista em Londres. ? Vemos que as instituições estão acelerando o processo de planejamento.

O tempo é escasso e os executivos dos bancos dizem que querem abrir escritórios novos ou ampliar os que já têm na UE antes que o Reino Unido saia do bloco, o que atualmente está programado para algum momento de 2019. May afirma que deseja fechar o melhor acordo possível para os bancos, mas não deu detalhes sobre o que buscará negociar e também preferiu não apoiar totalmente uma etapa de transição que o setor está pedindo para aliviar a saída.

SEDE NA CIDADE

A Europlace vai argumentar que Paris está melhor posicionada que os demais aspirantes à coroa de Londres. O grupo apresenta a cidade como o principal centro de operações da Europa continental para a negociação de swaps de taxas de juros, com um volume diário de negociação de derivativos de cerca de US$ 141 bilhões na França. O volume de negociação no Reino Unido é de US$ 1,18 trilhão.

Paris também se apresenta como uma cidade com as capacidades necessárias, em contraste com Frankfurt, que emprega menos de 100 mil pessoas no setor financeiro, e com Dublin, com apenas 30 mil . Outro ponto positivo, segundo a Europlace, é que as empresas francesas geralmente têm sede em Paris, ao passo que as alemãs estão espalhadas por todo o país.

Apesar de ser a sede de alguns dos maiores bancos da Europa, como o Société Générale e o BNP Paribas, a França há muito está atrás do Reino Unido e da Alemanha como centro internacional para o setor bancário.