Cotidiano

Seminário tem foco voltado à qualidade na fabricação de queijo

Palestras foram ministradas aos produtores rurais, técnicos e empresários de laticínios

Cascavel – Cerca de 150 pessoas participaram do IV Seminário Via Láctea Sul no auditório da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), localizada às margens da BR-277, na quinta-feira (27).

O seminário foi realizado em parceria com a Sacco, empresa especializada em fabricação de queijos. Várias palestras foram ministradas aos produtores rurais, técnicos e empresários de laticínios de Cascavel e região.

No período da tarde o consultor técnico João Pedro Lorenço fez um panorâmico sobre qualidade e defeitos na fabricação da muçarela.

“O Sul é uma das principais regiões de produção de queijo no Brasil. E fizemos questão de trazer aos empresários e profissionais da área para uma reciclagem do processo de produção, rendimento, estocagem, armazenamento e qualidade final”, conta Lorenço.

Os participantes receberam informações e técnicas para o melhor aproveitamento do leite na fabricação de queijos, também discutiram os defeitos da muçarela e a melhor forma de fatiamento.

“É preciso intensificar os cuidados no processo de fabricação do produto, privando sempre a qualidade. Tivemos a oportunidade de estar repassando como evitar a contaminação com bactérias indesejáveis que venham comprometer o produto final”, acrescenta Lorenço.

Durante o encontro, também foi discutido o processo de fatiamento que pode estar com os dias contados.

“Especialistas estão estudando e avaliando a possibilidade dos fatiados não serem mais manipulados em supermercados e sim saírem da fábrica já em pequenas porções. Assim que essa determinação entrar em vigor, muitos comerciantes terão que se adaptar e o objetivo final é garantir um produto com menos condições de contaminação”, acrescenta Lorenço.

(Com informações de Eliane Alexandrino)