Esportes

Seminário sobre abuso sexual

Na Semana de Combate aos Crimes de Pedofilia, o projeto ASA (Abusados Sexualmente Anônimos) realizarão a segunda edição do Seminário sobre Abuso Sexual. Neste ano, a nadadora Joanna Maranhão, abusada pelo próprio treinador aos nove anos, dá seu depoimento no Teatro Municipal de Cascavel. O evento ocorre em 16 de maio, às 18h30, e é totalmente gratuito.

De acordo com o psicólogo Antônio Barbosa, que é integrante do projeto, o seminário é aberto a toda a comunidade, inclusive acadêmicos e profissionais de psicologia, assistência social e direito. As inscrições serão feitas no local do evento.

As palestras seguem também no dia 18 de maio, desta vez com representantes do projeto. O local ainda não foi definido, e será divulgado em breve. Na ocasião, serão apresentadas as finalidades do ASA e as estatísticas de atendimento. Desde a criação, em 2016, foram atendidas 20 pessoas vítimas de abuso sexual. Barbosa lembra que qualquer pessoa pode fazer parte do projeto, que tem por objetivo oferecer tratamento psicológico e assistência jurídica às vítimas.

Muitos casos

“Sempre trabalhei em contato com pessoas que sofreram algum tipo de abuso, e de repente foram surgindo muitos casos, todos sem tratamento. Foi aí que o projeto surgiu”, conta. Quem precisa de assistência pode entrar em contato com as equipes do ASA pelos telefones (45) 4101-3002 ou (45) 99999-3003. Vale lembrar que os atendimentos são sigilosos, preservando a identidade dos participantes.