Agronegócio

Seminário para produzir mais cebola

O Brasil é um fornecedor mundial de diversos alimentos. Porém, a situação é oposta na cebolicultura. O País já foi um tradicional exportador, mas hoje se coloca na posição de importador do produto. Isso porque nos últimos anos a área dedicada à cultura reduziu significativamente.

Para tentar reverter esse quadro e fomentar a atividade, técnicos e produtores se reúnem para o 30° Seminário Nacional da Cebola e o 28° Encontro Estadual de Produtores de Cebola, que segue até hoje, no Município de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba. O evento conta com apoio do Senar-PR.

“O seminário está sendo palco para identificarmos as necessidades dos produtores e compor um esforço para enfrentar este desafio de alavancar a cultura. No encontro, produtores e técnicos poderão compartilhar experiências e discutir o desenvolvimento sustentável da cebola”, destaca Alexandre Marra, supervisor do Senar-PR.

A programação do seminário é extensa e inclui diversos temas de interesse da cultura, como manejo, crédito, clima, agroquímicos, perspectiva de futuro, armazenagem, plantio direto, pós-colheita, entre outros. Mais de 1,8 mil pessoas participam do evento.