Cotidiano

Seminário mostra agroinovações no oeste

Santa Tereza – Inovar no campo também é possível, e necessário. Para compartilhar experiências e alinhar objetivos é que representantes de diversos setores produtivos se reuniram ontem, no Polo Regional do Instituto Agronômico do Paraná, em Santa Tereza do Oeste, no 3º Seminário de Agroinovação.

Como acelerar o desenvolvimento regional fomentando a inovação na agropecuária e em segmentos "fora da porteira", como alimentos, saúde, energia, logística, automação e outros, e integrando universidades, centros de pesquisa, empresas, governo e sociedade? Este foi o tema do Seminário de Agroinovação.

Questões sobre estratégias de desenvolvimento da agroinovação no Oeste do Paraná estiveram em discussão. O Sistema Regional de Inovação, por exemplo, eixo estruturante do Programa Oeste em Desenvolvimento apresentou os trabalhos que estão sendo desenvolvidos a partir de diferentes ferramentas agregadas.

Ativos de tecnologia frente às demandas, também contemplam o setor de agro produção levando à sustentação da capacidade de desenvolvimento em negócios, segundo o consultor do Sebrae, ligado diretamente ao SRI, Augusto Cesar Stein.

A interação e troca de informações é uma das premissas do SRI, juntamente com outros parceiros regionais, para o atendimento às demandas voltadas ao incremento em inovação.