Educação

Seminário da Educação enfoca saúde, emoções e o lado pedagógico na volta às aulas

Formação acontece de forma online pelo Canal da Semed no Youtube e alcança todos os professores e servidores das escolas e Cmeis

Seminário da Educação enfoca saúde, emoções e o lado pedagógico na volta às aulas

A secretaria da Educação realizou, hoje (03) o I Seminário de Educação de Cascavel, do ano de 2021. A atividade, realizada em casa, de forma on-line, reúne servidores de escolas e Cmeis da cidade.

O prefeito Leonaldo Paranhos, durante a abertura do evento, expressou a saudade de encontrar os servidores da Educação: “Estou com muita saudade dos eventos da Educação, são eventos que nos enchem de alegrai, nos trazem esperança e nos aproximam e faz brilhar os nossos olhos, mas lamentavelmente ainda não é possível fazer estes eventos de forma presencial”, afirmou.

A secretária de Educação, Marcia Baldini, ainda enfatizou o quanto será desafiador manter a postura de distanciamento social com os alunos no retorno das atividades presenciais, visto que a Educação trabalha justamente o oposto. “É um processo difícil para nós, pois educação é interação, é emoção, é olhar olho no olho e a gente sempre parte do princípio de incentivar as crianças o trabalho coletivo, o socializar e a troca. E nós vamos ter que trabalhar agora de uma forma um pouco diferente, pra que não tenha essa aproximação e seja mantido o distanciamento”.

O Seminário teve início às 8h30 e contou com a fala de profissionais da Educação e da Saúde, que trataram sobre saúde, emoções e o lado pedagógico na volta às aulas. O primeiro palestrante foi o Dr. José Carlos Libâneo, que trouxe considerações pedagógicas sobre o retorno às aulas na Pandemia. Em seguida o enfermeiro Adrian Buratto e a médica Dra. Luciana Tavares trouxeram a palestra covid-19, cuidados e retomada das aulas.

Para o período da tarde, a partir das 13h30, está prevista a palestra Gestão das Emoções para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional, com a Dra. Débora de Mello Gonçalves Sant’Ana, e às 15h30 a palestra Educação no Contexto da covid-19, com a Ma. Gina Vieira Ponte de Albuquerque.

 

Fonte: Secom