Educação

Seminário da Educação abre ano letivo de 2022 para retorno presencial

Segundo a secretária municipal de Educação, Marcia Baldini, o seminário é importante para os profissionais porque é um momento de estudo e preparação para dar continuidade ao trabalho nas escolas e Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil)

Seminário da Educação abre ano letivo de 2022  para retorno presencial

 

Cascavel – Com as aulas presenciais confirmadas para iniciar na próxima segunda-feira (7), professores da rede municipal de educação de Cascavel participam do I Seminário de Educação do ano, que começou na manhã de ontem (1º) e prossegue nesta quarta-feira (2) durante todo o dia. O seminário marca a abertura do ano letivo 2022 e faz parte do Calendário Escolar, que é uma etapa importante na capacitação dos profissionais da Educação.

Segundo a secretária municipal de Educação, Marcia Baldini, o seminário é importante para os profissionais porque é um momento de estudo e preparação para dar continuidade ao trabalho nas escolas e Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil). O seminário ocorre de forma online devido a pandemia, que também é um dos principais temas em debate.

“Temos aí um grande desafio tanto pedagógico, quanto administrativo e sanitário. A pandemia não acabou e não tem previsão de acabar”, falou a secretária, lembrando ainda que o retorno presencial é necessário, tendo em vista o tempo que os alunos já ficaram entre o ensino remoto e híbrido, distante da figura do professor. “Nós temos que ter um olhar diferente para a aprendizagem e saber que esta geração terá um grande prejuízo e vai levar muito tempo para superar as defasagens”, pontuou.

Nesta quinta-feira (3) as escolas e os Cmeis voltam a atender o público, para informações e regularizações de pendências em relação às matrículas.

 

Uniformes

Sobre os uniformes escolares, o ano letivo vai começar sem a entrega dos novos kits. Conforme a Secretaria de Educação, os kits de uniformes escolares ainda estão sendo confeccionados e assim que foram entregues pelas as empresas, serão repassadas aos alunos.

Cada aluno vai receber um kit que é composto por nove itens, sendo um agasalho, duas camisetas de manga curta, uma de manga comprida, moletom, shorts saia, calça, meias e um tênis. A rede municipal de educação conta com 119 instituições escolares, sendo 64 escolas e 55 Cmeis e um total de 32 mil alunos.

 

Rede estadual

A chefe do Núcleo Regional de Educação, Luciana Paulista, explicou que na rede estadual os professores estarão em formação nesta quinta e sexta-feira, 3 e 4, para se prepararem para o início das aulas na próxima segunda-feira (7). A distribuição de aulas dos professores concursados já ocorreu e está agora na fase dos professores do PSS (Processo Seletivo Simplificado).

 

Sobre a questão da implementação da sexta aula, para os alunos do primeiro ano do ensino médio, Paulista disse que ainda estão organizando os últimos detalhes, mas que em cerca de 80% dos colégios ela vai ocorrer no período noturno e o restante será no contraturno escolar. Além disso, o Núcleo ainda negocia a manutenção do transporte escolar com quatro prefeituras que vão prestar o serviço extra de parte dos alunos para os colégios estaduais.

 

Secretaria Marcia Baldini: “Temos aí um grande desafio tanto pedagógico, quanto administrativo e sanitário”

 

Foto: Secom

 

Transitar trabalha na sinalização da área escolar

 

A Transitar (Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania), está realizando a pintura da sinalização das escolas e dos Cmeis. Os trabalhos iniciaram em dezembro do ano passado, mas devido às chuvas de janeiro, houve um atraso e apenas conseguiram realizar os trabalhos em metade dos 191 pontos. As pinturas fazem parte do Projeto Rua Segura, que inclui a pintura das faixas de pedestres e paradas de vans escolares

Além disso, a partir do dia 8 de fevereiro iniciam as ações educativas nas escolas, orientando toda a comunidade referente às normas de trânsito.

 

Transporte Escolar

A Transitar também já realizou a vistoria dos veículos que fazem o transporte de alunos em Cascavel. A vistoria semestral para veículos destinados ao transporte escolar está prevista no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e, é uma exigência para a circulação.  Durante a vistoria são conferidos os equipamentos obrigatórios e de segurança, bem como a documentação relativa aos permissionários, condutores e veículo. Pais, responsáveis e estudantes que irão contratar ou renovar contratos com permissionários observem se o veículo passou pela vistoria da Transitar. O veículo aprovado possui o selo da vistoria 2022 que está fixado no para-brisa.

Caso o contratante tenha dúvidas acerca da regularidade do prestador do serviço poderá entrar em contato com a Transitar, por meio da Ouvidoria do Transporte, pelo canal de mensagens via WhatsApp, pelo número (45) 99119-9478. Neste mesmo canal é possível realizar denúncias e sugestões sobre o serviço.