Esportes

Semifinal entre Flamengo e Vasco está marcada por incertezas

A definição dos jogos semifinais da Taça Guanabara, um deles entre Fluminense e Madureira, o outro entre Flamengo e Vasco, não acaba com as interrogações que cercam o desfecho do primeiro turno do Estadual. A Federação promete anunciar hoje, até as 15h, o local do jogo entre Flamengo e Vasco. Na mesa, uma série de variáveis. Uma delas, observar se a Procuradoria Geral do Estado (PGE) irá conseguir sucesso em seu recurso contra a liminar que determina clássicos com torcida única no Rio de Janeiro. É possível até que Flamengo e Vasco se enfrentem fora do estado.

A tabela original do Estadual marcava uma das semifinais para o sábado de Carnaval e a outra para a Quarta-Feira de Cinzas. No entanto, a tabela fora feita antes de a CBF ser obrigada a revisar seu calendário de 2017. Quando a Confederação Sul-Americana de Futebol modificou o formato da Libertadores, a CBF divulgou um novo calendário e passou a destinar o dia 1º de março, a Quarta-Feira de Cinzas, para a Copa do Brasil. Nesta data, Vasco e Fluminense jogarão pela competição nacional. Assim, o tricolor enfrentará o Madureira no sábado, às 16h30m, em Volta Redonda. O jogo entre Flamengo e Vasco está previsto para 18h30m, mas a definição do local envolve uma costura um pouco mais complexa.

ferj semifinal clássico

Inicialmente, a Federação de Futebol do Rio (Ferj) imaginava a realização do clássico na quarta-feira, dia 1º de março. Como será impossível, resta saber se haveria alguma objeção do policiamento para que o clássico aconteça, no Rio, em meio ao Carnaval. Em princípio, a entidade acredita que teria autorização. Se ocorrer de jogar no Rio, o local seria o Engenhão. Resta saber em que condições.

A Ferj e clubes esperam para saber se poderá ou não haver duas torcidas no estádio. Se a decisão da Justiça for derrubada pela PGE, o clássico poderia ser no Engenhão e com duas torcidas, caso a PM assim permita.

BRIGA JUDICIAL

Se a decisão da Justiça persistir, o jogo no Rio dependeria de um bom desfecho numa discussão sobre qual torcida teria acesso. O Flamengo é o mandante do jogo, segundo o regulamento. Mas o mesmo regulamento indica que o mando tem por objetivo, apenas, atribuir responsabilidades quanto à tomada de providências prévias aos jogos: venda de ingressos, solicitação de autorizações de autoridades públicas e pedido de policiamento, por exemplo.

Já o Artigo 90, Inciso III do Regulamento Geral de Competições da Ferj afirma que, nos clássicos, a distribuição de ingressos será de 50% para cada clubes. Ou seja, caso a liminar da Justiça não caia, terá que ser estabelecido um critério. Em tese, na hipótese de a partida ser no Rio, o natural seria fazê-la apenas com a torcida do Flamengo, embora não haja qualquer previsão no regulamento. E o Vasco já afirmou que não vai jogar com torcida única. Segundo o presidente do clube, Eurico Miranda, ?certas decisões não podem ser cumpridas?.

Assim, sair do Rio de Janeiro surge como uma solução conciliatória, permitindo o clássico com duas torcidas. A questão é encontrar, a esta altura, uma cidade que agrade a todos os clubes e que possa receber o jogo no período de Carnaval.

A decisão de determinar a realização de clássicos com torcida única foi tomada, na última sexta-feira, pelo juiz Guilherme Schilling, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, atendendo ao pedido do Ministério Público Estadual, feito após a morte de um torcedor do Botafogo antes do clássico com o Flamengo, no último dia 12. Hoje, o procurador-geral do Estado, Leonardo Espíndola, deverá apresentar um recurso.