Educação

Semesp-Conic reconhece artigos científicos de acadêmicos do curso de Contábeis

Estudantes terão a oportunidade de apresentar trabalhos no Congresso Nacional de Iniciação Científica, nos dias 24 e 25 de novembro, em São Paulo

Os acadêmicos, Jéssica Vitória de Souza, Guilherme José Pompelli, João Paulo e Jaine Morozini, todos do 8º período do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário FAG, tiveram artigos científicos reconhecidos pelo Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior) – Conic (Congresso Nacional de Iniciação Científica), e terão a oportunidade de apresentar os trabalhos nos dias 24 e 25 de novembro, em São Paulo. O Conic é considerado um dos maiores Congressos de iniciação científica do Brasil que tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos.

Os estudantes foram orientados pela professora Suzana Burin Ponciano. "No início do ano eu já tinha lançado a proposta de levar meus trabalhos para o Conic, e as duas duplas aprovadas aceitaram o desafio e trabalharam muito pra alcançar a aprovação. Foram meses de dedicação nos artigos. Os trabalhos são frutos de nova legislação, ou seja, são temas atuais de grande relevância ao mundo acadêmico e profissional uma vez que realiza estudo bibliográfico e apresenta comparativos entre a legislação anterior e a nova legislação", explica.

"Sem dúvidas é ótimo ser reconhecido em nível nacional, nos mostra que toda a dedicação que tivemos valeu a pena. Tivemos que tomar alguns cuidados com a pesquisa, pois como se trata de uma lei muito recente, não se tinha autores falando sobre o assunto. E o conteúdo disposto na internet ainda era muito incerto, muito especulativo. Quando o assunto é tributação, ainda mais se tratando do regime tributário da maioria das empresas brasileiras, o tema passa a ser bem complexo, então tomamos por base mesmo a Lei complementar. Estudamos cada parágrafo, buscando as alterações e o que poderia impactar mais nas empresas. Espero que esse trabalho possa trazer conhecimento para as pessoas que buscam sobre o assunto", retrata a acadêmica, Jaine Morozini.