Saúde

Semed inicia mais um ciclo do curso com foco na saúde mental dos servidores

Aula inaugural aconteceu na manhã de hoje, no auditório da Univel, com palestra do Grupo Abaecatu

Semed inicia mais um ciclo do curso com foco na saúde mental dos servidores

Com grande expectativa por parte dos servidores da Rede Municipal de Educação, iniciou na manhã de hoje (12) o segundo ciclo do curso do Programa de Qualificação e Desenvolvimento Pessoal – Gestão das Emoções e Saúde Mental. A aula inaugural aconteceu no auditório da Univel, com palestra show do Grupo Abaecatu, que trabalhou o tema ‘Plasticidade Neural, aprendizagem e saúde mental’.

 

A abertura do evento contou com a presença, entre outras autoridades, do vice-prefeito Renato Silva, que lembrou do compromisso da atual gestão para com as pessoas, salientando que o curso deverá aprimorar, enquanto pessoa, cada profissional participante. “Um curso deste, com certeza, vai dar muita energia para a gente ser melhor. Melhor pra gente mesmo e melhor para o próximo, pois se eu estou bem eu contagio, nem que seja com um sorriso ou com um olhar, um aperto de mão, e isso motiva as pessoas”.

 

A secretária de Educação, Marcia Baldini, comemorou a continuidade do programa, enaltecendo a importância de trabalhar a gestão das emoções com os profissionais que atuam na Educação. “É uma grande conquista este curso, pois ele objetiva trabalhar a saúde mental do profissional da Educação, independente da função que esteja, considerando todo o estresse do trabalho docente e dos demais profissionais da Educação”.

 

Marcia Baldini citou o quanto a experiência foi positiva para aqueles que participaram no ano anterior, experiência que os novos cursistas deverão experimentar no decorrer das aulas. “Este ano estamos iniciando hoje mais 5 turmas e no segundo semestre, mais cinco turmas. O número de inscritos foi bastante considerável, passando de 450 pessoas”, afirmou, lembrando que o Programa de Qualificação e Desenvolvimento Pessoal já foi institucionalizado no município de Cascavel como uma política permanente, de forma que o curso deverá continuar a ser realizado nos anos subsequentes.

 

O curso foi oferecido em 2021 para 5 turmas e foi bem avaliado por parte dos servidores que participaram. Para este ano, além das turmas iniciais, haverá sequência da formação para aqueles profissionais que se inscreveram para a continuidade do curso. O curso será dividido em 5 módulos, que abordarão temas como qualidade de vida, saúde mental, administração das emoções, coletividade, gestão de conflitos e resiliência.

Secom