Variedades

Semana Nacional de Museus envolve Cascavel em maio

De 14 a 20 de maio será realizada em Cascavel a 16ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio).

Nesta edição, 1.130 museus de todo o País oferecem ao público 3.261 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais.

De acordo com a coordenadora dos Museus, Silvia Prado, a semana é uma oportunidade para a comunidade conhecer sua história e colaborar com a manutenção do acervo, com doações e testemunhos que serão colhidos nesse período.

A programação abrange uma série de atividades entre exibições de filmes, mesas redondas, rodas de conversas e exposições. "Será uma semana intensa de atividades em parceria com a Unioeste e iremos proporcionar aos interessados o enriquecimento histórico e cultural e o fortalecimento da identidade histórica local, por meio da valorização desses espaços onde estão toda a nossa história", explica Silvia Prado.

Programação

De segunda-feira (14) até domingo (20), das 18h às 19h, no Museu Histórico Celso Formighieri Sperança, que fica no Centro Cultural Gilberto Mayer, será realizada exposição com encontro para colecionadores de relíquias e histórias.

No dia 15 de maio, das 19h30 às 21h30, no Cine Teatro Coliseu, que fica no Centro Cultural Gilberto Mayer, será feita uma apresentação sobre o funcionamento dos museus. O evento terá slides explicativos sobre as atividades educativas do Museu Histórico e do Museu da Imagem e do Som, com visitação aos espaços.

No dia 20 de maio, das 9h às 10h30, a programação será no estacionamento do Teatro Municipal, embaixo da árvore Sibipiruna. A programação desse dia envolve uma roda de conversa com chimarrão e histórias durante a feira do teatro. Estão convidados pioneiros de Cascavel e toda a comunidade.

A programação de atividades do MIS (Museu da Imagem e do Som) será realizada na Unioeste, Câmpus de Cascavel. De 15 a 18 de maio, das 8h30 às 22h, no hall de entrada do Câmpus de Cascavel, estará em cartaz exposição com fotos e peças históricas. O objetivo é divulgar a memória de Cascavel por meio dos acervos do Museu Histórico e do Museu da Imagem e do Som.

Programação na Unioeste em 16 de maio

8h30 às 9h30 – Exibição do vídeo sobre o Museu Pedagógico e a preservação da memória. Com a pós Dra. Lívia Diana Rocha Magalhães da UESBU (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)

9h30 às 10h30 – Mesa redonda com o tema “O papel dos Museus na preservação da História da região Oeste”, com Silvia Maria Soares do Prado, mestranda em Letras pela universidade

10h30 às 11h – Mesa redonda sobre o Centro de Memória da Unioeste com o professor José Kuiava

19h30 às 20h30 – Discussão sobre as fontes, arquivos e preservação de documentação na região oeste com a mestranda em Educação Lidiane Maciel Muffato e o professor João Carlos da Silva

20h30 às 21h – Mesa redonda sobre lugares de Memória, Museus Hiperconectados com a participação do professor Fausto Alencar Irschlinger, da Unipar

21h30 às 22h30 – Projeto Memória Viva com o objetivo de realizar um resgate histórico, dos relatos femininos na história do Município, com a coordenadora Silvia Prado

21h às 21h30 – História e Memória na Região Oeste com a Diretora do Museu da Imagem e do Som de Cascavel/ Mestranda em Letras

*Todas as atividades são gratuitas!