Cotidiano

Semana Municipal foca a prevenção em Cascavel

Amanhã a Secretaria de Assistência Social realiza a 17ª edição do Fórum Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Semana Municipal foca a prevenção em Cascavel

“Quando o Núcleo atua, é porque falhamos; quando temos de atuar, é porque já aconteceu. É por isso que defendo o trabalho preventivo, e é por isso que estamos aqui, porque acreditamos nisso”. Com essas palavras, a delegada-chefe do Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente) e da Delegacia da Mulher em Cascavel, Bárbara Strapasson, enfatizou a importância da 7ª Semana Municipal de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, aberta no início da tarde de ontem (13) em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio – instituído pela Lei Federal 9.970/2000).

Bárbara enfatizou a parceria imprescindível do Município com órgãos de segurança no apoio às vítimas desses crimes, cujos maiores índices ocorrem principalmente dentro das famílias. “Acredito no trabalho formiguinha, por isso estamos todos aqui, ouvindo, compreendendo, para levar mais conhecimento para o nosso trabalho e tentar fazer um mundo melhor. Parece demagogia, mas quando se trata de criança e de adolescente, só mesmo por meio do trabalho preventivo que se muda a realidade”.

Segundo o secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Júnior, a semana foi implantada por meio de lei municipal justamente com o foco preventivo e reflexivo, ampliando a ênfase dos serviços, que têm atuação de profissionais engajados no combate a esses crimes, “para que possamos aperfeiçoar cada vez mais a atuação na ponta de todos os nossos serviços, desde saúde, educação e assistência social”.

“Muitas vezes, quando identificado pelos serviços, a criança ou o adolescente já é vítima, contudo, é importante estar sempre atentos à temática, de forma a ampliar a prevenção para se evitar novos casos”, acrescenta.

17º Fórum na quarta-feira

Na quarta-feira, dia 15 de maio, a Secretaria de Assistência Social realiza a 17ª edição do Fórum Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento será realizado das 13h30 às 17h30, no Auditório da Unipar.

O Fórum contará com a palestra da delegada de Polícia Federal Paula Mary, que atua no combate à pornografia infantil e aos crimes de ódio na internet. Ela falará sobre “Violência sexual contra crianças e adolescentes”.

Paula é chefe da Delegacia de Defesa Institucional do Rio de Janeiro; pesquisadora do Grupo de Criminalidade Organizada Cibernética da Polícia Federal; certificada no “Child Interview Investigative Techniques Course” (Curso de Técnicas de Entrevistas com Crianças), promovido pela Royal Canadian Mounted Police, em parceria com a Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra-Rio de Janeiro; coordenou as Operações Darknet II, Glasnost II, Cabrera, Trojan (em parceria com o FBI), Underground II e Protetor, dentre outras, no âmbito da Superintendência de Polícia Federal no Estado do RJ.

A palestrante é coautora dos livros: “Pedofilia: Repressão aos Crimes de Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes” e “Pedofilia entre o Clero Católico na visão de Especialistas. Foi escrivã da Polícia Federal e Policial Civil do RJ. Engenheira Eletrônica (UFRJ).