Cotidiano

Semana Farroupilha supera expectativas

A 9ª Semana Farroupilha teve seu encerramento neste domingo com o show do gaúcho Nenito Sarturi. O evento idealizado para exaltar a cultura gaúcha ocorreu entre os dias 6 e 10 de setembro em Toledo. O Galpão, onde tudo aconteceu, foi montado no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Nem bem acabou e a “gauchada” já está com saudades.

Para o vice-prefeito e secretário de Cultura, Tita Furlan, o evento superou todas as expectativas.  “Tivermos a clara percepção do quão forte é a tradição, a vertente do Rio Grande que tem na nossa gente. Toledo é o que é, pela força empreendedora, pelos pioneiros que vieram do Rio Grande do Sul, que vieram de Santa Catarina ou haviam nascido no Rio Grande, ou eram filhos de gaúchos que subiram nessa marcha da colonização. Pudemos ver todos os dias o galpão lotado. E estou muito feliz com o resultado”, declarou.

A primeira Semana Farroupilha de Toledo foi organizada no ano de 2009 e teve início com uma marcha despretensiosa. “Não imaginávamos que em tão pouco tempo se tornasse a maior Semana Farroupilha do Estado do Paraná”, comentou o secretário.

Os organizadores perceberam um público bem variado, com bastante gente do estado de São Paulo, da Bahia, do Rio Grande do Sul. “Eram pessoas que estavam por aqui, ficaram sabendo pela mídia e vieram conferir a realidade e gostaram do que viram”, afirmou Airton Ferreira.