Cotidiano

Semana do Trânsito: Vá de bus ou de bike

Começa hoje mais uma edição da Semana Nacional do Trânsito. Em Cascavel o que abre oficialmente os trabalhos é o 1º Seminário Caminhos para a Mobilidade Segura, às 19h desta terça-feira, com o jornalista Marcos Sousa e a especialista em mobilidade urbana Yasmim Reck, no Anfiteatro Emir Sfair.

A cidade foi remodelada pelo PDI (Plano de Desenvolvimento Intergado) e por outros investimentos, como a Avenida Tito Muffato. Esse seminário vem para discutir o uso das ciclovias, das ciclofaixas e do transporte público, que está recebendo mais de R$ 100 milhões em investimentos, além de outras questões relacionadas à mobilidade.

A coordenadora de educação no Trânsito da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), professora Luciane de Moura, diz que toda mudança é complicada, mas é preciso passar por elas. “A população está convidada para participar e discutir suas opiniões sobre as modificações e a situação do trânsito de Cascavel”, convida.

Luciane reforça que a população deve olhar com outros olhos para a cidade e ver as diferentes opções: “Nosso transporte está se modernizando, é hora de diversificar, pega a bicicleta, o ônibus, deixar o carro em casa. Isso ajuda até na melhora da qualidade de vida”.

 

Pouco investimento

Os investimentos na Semana do Trânsito foram tímidos, mas a professora Luciane de Mora diz que a cooperação entre empresas, concessionária de rodovia e prefeitura ajudou. “Não é algo que necessite de grandes investimentos, e sim de participação e envolvimento. Nós trabalhamos nesta semana com a conscientização da população. É de extrema importância que as pessoas prestigiem as ações”.

Programação Semana Nacional do Transito