Cotidiano

Semana do Meio Ambiente: ação recolhe 3 toneladas de lixo eletrônico

Três toneladas de lixo eletrônico. Esse foi o resultado da ação realizada ontem (7) em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, como parte das atividades desta Semana Municipal do Meio Ambiente, que em Cascavel integra a 16ª Conferência Municipal do Meio Ambiente. Cidadãos que atenderam ao chamado aproveitaram para se livrar de alguns eletroportáteis e eletroeletrônicos que estavam entulhados em casa e que agora terão a destinação correta. Todo o material levado ao caminhão será entregue a uma empresa licenciada para fazer a reutilização e a reciclagem.

A zeladora Joana de Oliveira, por exemplo, levou até o local diversos teclados velhos que estavam entulhados na empresa "até que chegasse uma oportunidade de destinar corretamente". Depois voltou até o local de trabalho onde "os meninos estão separando materiais que não estamos mais usando e que aproveitaremos para mandar para a reciclagem. Essas ações deveriam ser realizadas com maior frequência", sugeriu.

O volume foi considerado relativamente bom, se considerado o dia da semana e o tempo chuvoso. "A chuva dificultou um pouco o deslocamento das pessoas", avalia o gestor ambiental José Luiz Ferreira, do Comam (Conselho Municipal do Meio Ambiente), que junto com a Secretaria de Meio Ambiente e em parceria com o Exército; o Ceep, a Sanepar e a OT Ambiental coordenaram a ação.

Volumosos

Quem não levou o lixo eletrônico ontem (7) ainda pode fazer a destinação correta. Durante o ano todo a Secretaria de Meio Ambiente recebe materiais na sede do Ecolixo e destina para as empresas parceiras, inclusive de volumosos. Para grandes equipamentos a entrega é agendada. Basta ligar no telefone 3902-1392 que uma equipe vai até o endereço solicitado buscar o equipamento, ou ainda, o cidadão pode levar até a sede do Ecolixo, localizada à Rua Manaus, ao lado do Parque Vitória.

Dia Mundial, Semana Mundial

A semana foi aberta em Cascavel no Dia Mundial do Meio Ambiente, segunda-feira, 5 de junho e segue até esta sexta-feira (9). Várias atividades foram realizadas e outras ainda estão em andamento, sendo uma delas as visitas técnicas monitoradas ao Aterro Sanitário, que é considerado um dos melhores do Brasil como modelo na utilização do gás metano para produção de energia. Ontem (7) foi a vez de uma comitiva da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ir até o local.

Concurso de redação

Em andamento está, ainda, um concurso de redação com distribuição de prêmios envolvendo a garotada do Colégio Estadual Olinda Truffa de Carvalho. São distribuídos brindes e o grupo ganhador (até seis alunos) ganhará uma viagem à Itaipu, com todas as despesas pagas, sob responsabilidade da OAB/Unimed.

Pesquisa de campo

Também já foi aplicado questionário em escolas para crianças de cinco a 10 anos, com o tema "Cascavel Sustentável", a fim de diagnosticar a situação ambiental nas escolas e bairros. Foram respondidos mais de 4 mil questionários que serão compilados para posterior apresentação do panorama e busca de possíveis soluções.

Parceiros

Em Cascavel a Semana Mundial do Meio Ambiente envolve além da Secretaria de Meio Ambiente e o Coman, também a parceria da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), da Unimed, do Corpo de Bombeiros, da Sanepar, da OT Ambiental, da Cettrans, do Rotary Club e da Eco Cataratas.