Cotidiano

Semana de Trânsito destaca futuros condutores e processo de habilitação

Estudantes do 9º ano que estão participando das ações no calçadão, onde a estrutura do Município e parceiros foi montada, estão tendo oportunidade de experimentar um simulador de direção, o qual é utilizado nas aulas para primeira habilitação.

Semana de Trânsito destaca futuros  condutores e processo de habilitação

Cascavel – O senso de responsabilidade começa desde criança e com este objetivo a Semana Nacional de Trânsito está sensibilizando em Cascavel todos os públicos, incluindo os futuros condutores. Jovens que estão chegando próximo da idade de dirigir já são orientados sobre os riscos de pegar um veículo motorizado sem o devido preparo, com um viés educativo. E os pais alertados para o perigo de autorizar a direção antes da habilitação.

Estudantes do 9º ano que estão participando das ações no calçadão, onde a estrutura do Município e parceiros foi montada, estão tendo oportunidade de experimentar um simulador de direção, o qual é utilizado nas aulas para primeira habilitação. “Estamos levando os jovens até um Centro de Formação parceiro, para que possam fazer uma aula no simulador e conhecer os riscos de se conduzir veículo motorizado sem o devido preparo. Esta experiência é importante para que tenham noção do risco de pegar uma moto ou um carro sem antes ter a idade mínima exigida por lei e a formação específica”, explica a encarregada do setor de Educação e Cidadania da Transitar.

Esta conscientização é importante. Este ano em Cascavel, dentre os 45 óbitos, um total de 19 ocorreu no perímetro urbano. Desses, 13 envolvendo motociclistas, sendo que seis estavam sem habilitação.

 

Blitz educativa

A falta de CNH, assim como a necessidade de se utilizar corretamente equipamentos de segurança veicular esteve em foco hoje também nas ações educativas tanto da Transitar e da Polícia Militar, no Centro da cidade, como da PRF, na rodovia no período da manhã, como parte das atividades da Semana de Trânsito, que é realizada em todo o Brasil de 18 a 25 de setembro, com cunho educativo focando no tema “No Trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

 

Saúde Pública

Mais 200 estudantes participaram das atividades lúdicas e educativas promovidas pela Transitar ontem. Eles fazem o circuito educativo da Transitar com agentes e educadores de trânsito e da Secretaria de Saúde.

O circuito da Secretaria de Saúde construído com dinâmicas de conscientização utilizando cadeira de rodas, bengalas de deficientes visuais, talas de imobilização para braço e pernas com o objetivo de conscientizar sobre os riscos e consequências de um acidente de trânsito foi organizado por profissionais de saúde assistentes sociais do Programa de Residência em Saúde da Família (PRMSF).

“Esta intervenção busca promover a partir do diálogo as potencialidades da população, especialmente da classe trabalhadora, contribuindo para que seja melhorada a segurança de vida, a liberdade de locomoção e a segurança no trânsito de pedestres, ciclistas e condutores. Enquanto residente considero uma ação transformadora que constitui um importante processo de formação teórica e prática”, destaca Matheus Henrique Rossatto.