Cotidiano

Semana de prevenção ao uso de drogas

Pacientes que recebem atendimento pelo SIM-PR mostraram ontem que é possível se afastar das drogas por meio de atividades culturais

Cascavel – O plano de ação previsto para a Semana de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas, comemorada de 20 a 26 de junho, foi apresentado ontem em evento realizado no SIM-PR (Serviço Integrado de Saúde Mental) em Cascavel.

“Novos diálogos: droga e sociedade” é o tema central da campanha e o objetivo é levar ao conhecimento das famílias os serviços que o Município oferece para atender aqueles que enfrentam problemas decorrentes dos vícios. “A própria comunidade ainda não conhece os serviços, mas o Município conta com uma rede composta por entidades governamentais e não governamentais e profissionais capacitados para auxiliar usuários de drogas”, afirma o coordenador da rede de atenção e proteção social, Adilson de Amorin.

Pacientes que recebem atendimento pelo SIM-PR mostraram ontem que é possível se afastar das drogas por meio de atividades culturais como a dança, a música e a poesia. “O que precisamos é manter o diálogo constante e permitir que usuários dos serviços possam ter uma qualidade de vida”, acrescenta Amorin.

Entre as ações para a rede de combate e prevenção às drogas está o Consultório de Rua. A ambulância que deve percorrer ruas da cidade aguarda apenas a instalação de adesivos que devem identificar o serviço. Apesar disso, alguns atendimentos já foram realizados.