Cotidiano

Semana da Microempresa movimenta a região Oeste

Começa amanhã e segue até sexta-feira programação exclusiva à categoria do Microempreendedor Individual e potenciais empreendedores. A Semana MEI de 2017 é promovida pelo Sebrae em todo o Brasil e no Oeste do Paraná vai contar com ações presenciais de orientações, consultorias e capacitações em 32 municípios. Nessa edição, o evento traz como novidade transmissões de conteúdo on-line e a Semana de Educação Financeira, evento direcionado aos microempreendedores já formalizados.

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Alan Alex Debus, as orientações, consultorias especializadas e agenda de cursos acontecerão diretamente nas Salas do Empreendedor dos municípios. “O microempreendedor pode consultar a programação da sua cidade diretamente nas salas ou por meio do portal do Sebrae (www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/semanadomei). No Oeste, as 32 cidades contarão com orientações; 20 municípios terão agenda de cursos, entre eles, o de Educação Financeira; e cinco, abrirão agenda especial de consultorias ao MEIs”, explica o consultor.

Toda a programação da Semana do MEI 2017 é gratuita. O foco, nessa edição, será, além da formalização, benefícios e obrigações da categoria, abordar assuntos como inadimplência, finanças, acesso ao crédito, marketing e compras governamentais. “Os temas foram sugeridos pelos próprios microempreendedores individuais por meio de pesquisa on-line. Assim, são temáticas tanto para quem tem interesse em se formalizar como MEI, quanto para as pessoas que já estão inseridas na categoria e querem orientação para crescer, melhorar seus negócios e, até, sair da inadimplência”, destaca Debus.

6,7 milhões de microempreendedores

De acordo com dados do Sebrae Nacional, há mais de 6,7 milhões de MEIs no Brasil, tendo como atividades mais formalizadas pessoas que atuam com comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (9,52%), cabeleireiros, manicure e pedicure (7,61%) e obras de alvenaria/pedreiro (4,22%). No total, são mais de 400 atividades que podem se enquadrar no Microempreendedor Individual. Entretanto, mais de 60% dos registros encontram-se inadimplentes. No Paraná, dos cerca de 385 mil MEIs, 52% estão em atraso com as obrigações fiscais da categoria.