Cotidiano

Semana da Árvore: Moradores de Condomínio participam de plantio consciente

Condomínio no Bairro Pacaembu ofereceu o seu espaço à Secretaria Municipal do Meio Ambiente para o plantio de árvores

Semana da Árvore: Moradores de Condomínio participam de plantio consciente

A verticalização dos imóveis, que cresce cada vez mais no município, traz a oportunidade para moradores de condomínios cultivarem um espaço verde onde habitam. Para a Divisão de Educação Ambiental, todos os espaços públicos e privados são inseridos para participarem no processo de cuidado com o meio ambiente; e uma das alternativas práticas é o plantio de árvores, flores, entre outras espécies, que são esboçadas no Plano Municipal de Arborização, através da Lei 6482 de 2015.

O Residencial Grand Club, situado na Rua Bartolomeu de Gusmão, no bairro Pacaembu, ofereceu o seu espaço à Secretaria Municipal do Meio Ambiente para o plantio de árvores. “O Dia da Árvore é uma das datas mais comemoradas, e aqui no condomínio e com as crianças é  extremamente importante no processo de educação ambiental”, enfatizou o Diretor de Conservação Ambiental e Bem Estar Animal, Ailton Martins Lima.

Desde o dia 10 deste mês, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente vem realizando ações em espaços públicos e privados sobre a importância do cultivo de uma árvore, dentro do Plano Municipal de Arborização. Escolas, CMEIS, condomínios, entidades e associações, todos são convidados a participar dessa reflexão.

“ Se você tiver uma árvore em frente ao seu imóvel, cuide dela, coloque água, cultive e contemple a espécie, responsável pela regulação do clima e trazer os benefícios que o tema sustentabilidade traz ao nosso município”, finalizou Ailton.

 

Programação da Semana da Árvore segue até o dia 21

 

Mais de cinco mil mudas frutíferas estarão a disposição dos munícipes para o plantio e o cultivo das espécies. As mudas poderão ser retiradas na sede administrativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que fica na Avenida Rocha Pombo, 3000, ao lado do Lago Municipal.

A ação ocorre nessa quinta (16), sexta (17), segunda (20) e terça (21).

O evento é uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente, com o Governo do Estado, por meio do Instituto Água e Terra (IAT) e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo.

Na próxima segunda-feira (20), a Associação Cultural e Esportiva Japonesa de Cascavel, participará do plantio de cerejeiras, que também já estão sendo plantadas ao longo da Avenida Piquiri. O ato na ACEC será às 9h30.

No Dia da Árvore (21), continuará a entrega de mudas frutíferas no Lago Municipal, Das 8h30 às 16h30, além da participação do Instituto Água e Terra (IAT) e da Prefeitura no plantio de mudas.

 

Fonte : Secom