Educação

Semana Acadêmica de Arquitetura e Engenharia discute temas em comum

Evento abordou sobre gestão, desempenho das construções, NRs, rotina de um escritório, impermeabilização, ferramenta Bim e muito mais

Semana Acadêmica de Arquitetura e Engenharia discute temas em comum

Palestras, oficinas, visitas técnicas e o tradicional concurso Charrete fizeram parte da programação da Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel.

Tema sugestivo foi abordado na noite de abertura. De Brasília, foi convidado o arquiteto Ricardo Meira para falar sobre “Como não falir seu escritório”, compartilhando experiências de quase duas décadas de atuação no mercado. “Quero desmitificar o terror que envolve a gestão de escritórios, trazendo minha história pessoal de fracassos e sucessos. A partir dos fracassos que eu construí o conteúdo que leciono hoje. O aluno se prepara para ser um profissional liberal, o que exige conhecimento além da parte técnica; não basta ser um bom projetista, tem que ser um bom empresário”, afirma.

A semana agregou conhecimentos em áreas específicas, trazendo vários convidados. “Desempenho das construções à luz da NBR 15575” foi o tema abordado pela doutora Edna Possan, “Paisagismo & Carreira” foi assunto do arquiteto Douglas Likoski, e do coach Bruno Rodrigues.

Também houve discussões sobre “Concreto de alta resistência e sustentabilidade”, com a engenheira Carolina Londero, “Talk: Rotina de um escritório de arquitetura”, com a arquiteta Regiane de Castro, “Energias renováveis no saneamento – Biogás”, com o engenheiro Danielison Pinto, e “Importância das NR-6, NR-18 e NR-35 e uso de equipamentos de segurança”, equipe da Ativa EPIs.

Outras pautas marcaram a programação, como “Talk: como se destacar num mercado tão competitivo”, pelo arquiteto Ricardo Ceola, “Soluções para impermeabilização”, pelo engenheiro Leandro Specia, e “Aplicação da ferramenta Bim”, pelo engenheiro Thalmus Fenato.

Concurso Charrete

Com origem na França, no século XIX, o concurso de arquitetura nomeado Charrete mais uma vez foi realizado na Unipar. A edição de 2019 desafiou os acadêmicos a projetar um Aeroporto Regional no terreno onde de fato será o futuro aeroporto regional. Dando subsidio para a elaboração do projeto, o presidente da Acic, engenheiro Edson Vasconcelos, palestrou sobre a importância do Aeroporto Regional para Cascavel e região.

Reunidos em grupos, na própria Universidade, os alunos trabalharam durante toda a madrugada. Conforme explica a coordenadora da Arquitetura, professora Deborah Paciornik, o objetivo é desenvolver a capacidade de trabalhar sob pressão, de entregar projetos com prazo curto, estabelecer a integração entre os profissionais da arquitetura e engenharia, incentivar o trabalho em equipe e agregar conhecimento de temas atuais e reais de projetos da cidade e região.

Palestra sobre energias renováveis no saneamento é ministrada pelo engenheiro Danielison Pinto
A coordenadora da Arquitetura, professora Deborah Paciornik, comanda game de perguntas e respostas de Arquitetura e Engenharia