Policial

Sem visitas na PEC

 

As visitas aos presos da PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel) não foram retomadas. A informação foi reforçada pela assessoria do Depen, que ontem respondeu à reportagem do Hoje News a respeito do flagrante feito no fim de semana e retratado na edição de ontem. A equipe registrou imagens de presos tomando café com familiares do lado de fora da penitenciária. Atitude que revoltou diversos parentes de detentos, que questionaram uma possível “regalia” a detentos.

De acordo com a assessoria do Depen, tratam-se de cinco detentos que pertencem à PIC (Penitenciária Industrial de Cascavel) e que estão custodiados temporariamente na PEC, porque realizam reparos na unidade. Segundo o departamento, são detentos que têm autorização judicial para exercer atividades de trabalho e estão custodiados em um alojamento externo na PEC.

As visitas na penitenciária estão interrompidas desde o dia 11 de novembro do ano passado, quando terminou a segunda rebelião registrada na unidade. A diretoria determinou cancelamento de visitas por conta da falta de segurança do prédio, que ficou destruído e ainda não tem previsão para reforma.

Sem contratação

E continua a saga dos agentes penitenciários da PEC. Com condições estruturais precárias desde a rebelião, a unidade conta com 800 presos e apenas 110 agentes penitenciários, que trabalham em escala de 25 a 30 pessoas por plantão. “É complicado porque, ao mesmo tempo que o preso fala que tá tudo bem, pode estar tramando alguma coisa. Se a gente tivesse mais efetivo, conseguiríamos cobrir todos os locais, mas não tem previsão de contratação, o governo não está fazendo o investimento necessário e tem conhecimento de que, se ocorrer alguma coisa, a culpa é dele”, resume o diretor sindical do Sindarspen em Cascavel, Rosendo da Silva.