Cotidiano

Sem verba, Art Rua dobra de tamanho

Há três semanas, não haveria Art Rua. O evento de arte urbana que sempre acontece paralelamente à ArtRio não tinha verba para alugar galpão, montar exposições, trazer artistas e produzir shows e festas para atrair público. Até que o curador da mostra, André Bretas, descobriu um galpão vazio no Santo Cristo. O espaço armazenava trens do VLT durante as obras de instalação do serviço. Mas, com os veículos em circulação, perdeu o uso.

? Conseguimos que o dono o cedesse sem cobrar. Desde então estamos trabalhando de maneira colaborativa pra não desistir do Art Rua, conseguimos parcerias com galerias brasileiras e associações estrangeiras de apoio ao grafite, que bancaram a passagem de alguns artistas. Nessas horas, a gente vê como todo mundo se une. O espaço tem o dobro do tamanho dos usados nos anos anteriores, tem quase 8 mil metros quadrados, não tem colunas, então dá para expor trabalhos gigantes de mais de 20 artistas ? anima-se ele.

O galpão já chama a atenção pela fachada, pintada pelos artistas Rimon Guimarães (PR) e Zeh Palito (SP), do projeto Cosmic Boys. Os franceses Mademoiselle Maurice e Snez, que só puderam vir com apoio internacional, pintaram a lateral: pássaros coloridos sendo libertados de uma gaiola cinza.

Não são só essas as mudanças no Art Rua, que acontece até amanhã. Além de ter migrado da Gamboa para o Santo Cristo, e de voltar a exibir muitos trabalhos de grande porte (em 2015 foram apenas sete painéis), toda a programação será gratuita.

? Não adianta fazer festa cobrando caro, já que o grafite serve para democratizar a arte. ? diz o curador, lembrando que este ano há obras de mais de 30 artistas nacionais e estrangeiros.

Um deles é Sebá Tapajós, amazonense que pinta casas de moradores ribeirinhos com temas do Rio Amazonas, obra considerada a primeira ?galeria fluvial do mundo?. Outro destaque é o coletivo cearense Acidum Project, premiado pelo mundo com trabalhos de grafite realista em grandes proporções.

Neste ano, haverá, ainda, programação paralela no Rua City Lab, espaço idealizado por André Bretas, Daniel Kraichete e Pedro Araripe para ser um ?laboratório de experiências urbanas?. Lá, acontecerá a exposição ?Somos todos imigrantes?, de William Baglione, da Galeria ACRVO, além de programação musical com DJs, loja de design, banca de zines e publicações independentes de arte, área gastronômica e exibição de empreendedores do Porto.

? Quando o Art Rua terminar, continuaremos abertos diariamente ? promete Daniel.

Serviço

Onde: Avenida Professor Pereira Reis, 76, Santo Cristo. Quando: Hoje, das 14h às 5h; amanhã, das 14h às 23h. Quanto: Grátis. classificação: Livre.