Esportes

Sem ressentimentos? Australiano usa bolsa ?eu amo o Rio? na Vila

INFOCHPDPICT000060080135RIO – A chegada com o pé esquerdo dos australianos ao Rio não impediu que integrantes da equipe daquele país demonstrassem apreço pela cidade. Na tarde desta segunda-feira, enquanto um time de técnicos corria para corrigir falhas na Vila dos Atletas após reclamações da delegação, um membro do time australiano circulava pelo condomínio olímpico com uma singela declaração de amor à Cidade Maravilhosa grafada na bolsa: ?eu amo o Rio?.

Segunda-feira na Vila OlímpicaA crise entre o Time Austrália e a organização dos Jogos começou no domingo, quando a delegação se recusou a ocupar os apartamentos da Vila dos Atletas, devido a problemas de acabamento nos quartos. O clima piorou quando o prefeito Eduardo Paes rebateu as críticas com ironia e disse que colocaria um canguru em frente ao prédio dos australianos para agradar aos visitantes. O comitê não entrou na brincadeira e respondeu que a equipe precisava de encanadores, não cangurus.

Nesta segunda-feira, Paes resolveu adotar um tom mais sério. Trocou o humor por uma avaliação de que os atletas estão ?corretíssimos? em reclamar. Sem citar o animal símbolo do país, justificou a declaração afirmando que quis dar um ?ambiente australiano? ao local.

A Austrália não foi a única delegação a criticar as instalações do alojamento olímpico. Após problemas detectados nos prédios do México e da Itália, o síndico da Vila, Mario Clienti, foi afastado do cargo.