Esportes

Sem Muricy, Fla decide vaga na Copa do Brasil contra Fortaleza

20160517170706_731.jpgEra para ser uma tarde de ajustes antes de enfrentar o Fortaleza, nesta quarta-feira, às 21h45m, em Volta Redonda, mas, ontem, o futebol ficou de lado no Flamengo. Por volta de meio-dia, o técnico Muricy Ramalho se sentiu mal e ligou para funcionários do clube, que o encaminharam a um hospital na Barra da Tijuca. Ele teve diagnosticada uma arritmia cardíaca e tem previsão de alta para esta quarta-feira.

Aos 60 anos, Muricy inspira cuidados especiais. Em setembro de 2014, no São Paulo, já havia sofrido uma arritmia que o deixou internado por quatro dias. Ele retornou ao futebol, mas, em abril do ano passado, deixou o clube paulista em comum acordo, devido a outros problemas médicos. Na época, passou por uma operação de retirada da vesícula.

O ?susto?, desta vez, no entanto, não o impedirá de trabalhar. Foi o que garantiu ontem o médico Márcio Tannure, que encaminhou Muricy ao hospital, onde foi atendido pelo cardiologista Fernando Bassan. Há expectativa de que ele volte à área técnica no domingo, contra o Grêmio, em Porto Alegre.

? É um quadro que está sendo tratado. Não impede em nada de continuar exercendo suas atividades profissionais. Esperamos poder controlar isso, que de forma alguma vai impedir que prossiga com seu trabalho. Tem que ser controlado, mas não é incapacitante ? disse o médico.

JOGO DE RISCO

A arritmia foi revertida à base de medicamentos. Como já havia passado por uma situação semelhante, Muricy conhecia os procedimentos e manteve a calma durante todo o tempo, relatou Tannure. Após a avaliação realizada ontem, um novo exame será feito hoje para determinar se o treinador precisa passar mais um dia no hospital.

? É um problema de coração. A fibrilação atrial se dá quando se tem um ritmo irregular do coração, mas não tem nada a ver com infarto. Ele já teve isso antes. Vamos avaliar junto com a equipe médica. Está bem, estável e será reavaliado amanhã (hoje) ? disse.

Contra o Fortaleza, hoje, o Flamengo será dirigido por Tata, auxiliar que é homem de confiança de Muricy, ou Jayme de Almeida, da comissão permanente do clube. A tarefa não é das mais fáceis, apesar de o adversário estar na Série C do Brasileiro. No Ceará, o Fortaleza venceu por 2 a 1 e se classifica com empate ou derrota por diferença de um gol, desde que faça pelo menos dois (3 a 2, 4 a 3…). Vitória por 1 a 0 classifica o rubro-negro; mas, por 2 a 1, a decisão será nos pênaltis.

? Lamentavelmente aconteceu algo ruim com o nosso treinador e todos estão tristes, mas o futebol é muito dinâmico. Hoje, rezamos por Muricy, mas amanhã (hoje) é o jogo mais importante para o Flamengo ? afirmou o meia Mancuello.

Na final do Brasileiro feminino de futebol, o Flamengo perdeu, por 1 a 0, para o Rio Preto, ontem, em Los Larios (Caxias). O próximo jogo será no dia 20, em São José do Rio Preto (SP). O time paulista joga pelo empate para ser o bicampeão.