Esportes

Sem inventar, Jorginho deve escalar Jorge Henrique sábado

24502815562_d8a7f6b4f4_o.jpgCom poucas opções de ataque no banco de reservas e um jogo de alta pressão, o técnico Jorginho não deve inventar. Depois de escalar um time com três volantes na derrota para o Criciúma, semana passada, e na vitória sobre o Bragantino, o treinador retoma o esquema com dois homens de contenção, usado em mais de 70% da competição.

Jorge Henrique é o preferido para substituir o volante Bruno Gallo contra o Ceará, amanhã, no Maracanã, e jogar ao lado de Thalles. Um atacante que tem feito uma Série B mediana, e sequer marcou gols na competição ? tem três na temporada, por Copa do Brasil e Carioca.

Porém, Jorge Henrique já mostrou ser decisivo este ano. Na final do Carioca, ele marcou o gol da vitória por 1 a 0 no primeiro jogo contra o Botafogo. Na segunda partida, o empate em 1 a 1 deu o título ao Vasco. É com isso que Jorginho conta no jogo que decide o retorno do time à primeira divisão ? a vitória é fundamental para o Vasco não depender do resultado de Náutico x Oeste. Vasco – 23.11

?ATAQUE DE ÍNDIO?

Talvez por isso o treinador tenha ficado tão irritado com o vazamento da escalação da equipe que treina em Pinheiral, onde o Vasco se refugiou a fim de trabalhar secretamente. Os comentaristas, no entanto, afirmam que não há nada a esconder neste momento do campeonato.

? O Vasco não tem muitas opções, isso impossibilita o Jorginho de inventar muito. Não adianta colocar um time totalmente para a frente, num ataque de índio. Tem que ter equilíbrio, segurança na marcação ? disse o comentarista da Rádio Globo/CBN Carlos Eduardo Éboli.

Assim como o Vasco, Jorge Henrique viu seu prestígio cair ao longo da competição. De titular absoluto nos primeiros 13 jogos da Série B, o atacante foi perdendo lugar, fosse por questões médicas ou técnicas, principalmente após a chegada de Ederson, que sofreu edema na coxa esquerda e ainda é dúvida para o jogo.

Hoje, ele tem sido uma das primeiras opções da comissão técnica para tentar mexer com o jogo pelas laterais. Nas últimas 10 partidas em que foi relacionado, ele só foi titular em duas. Em quatro delas, entrou no decorrer da partida. Ao todo, Jorge Henrique esteve presente em 27 jogos, sendo 23 desde o início.

A provável dupla de amanhã, Jorge Henrique e Thalles, que tem cinco gols na competição, iniciou apenas duas partidas, logo nas primeiras rodadas da Série B. O Vasco venceu as duas. Mas os dois estiveram simultaneamente em campo em outras oportunidades. O companheiro mais consistente de Jorge foi Leandrão, em sete oportunidades, com quatro vitórias e três derrotas. Ele fez companhia a Ederson ? o atacante do time com mais gols, sete ? em seis partidas, tendo vencido em apenas duas ocasiões.

Além da ausência de Ederson, Jorginho perdeu o zagueiro Luan (Rafael Marques ocupará seu lugar), o lateral/meia Yago Pikachu e Júnior Dutra, que tem sido outra opção de ataque do técnico e tem um gol na Série B. Todos estão suspensos: o primeiro por expulsão, os outros, pelo terceiro cartão amarelo.

No banco de reservas, há ainda alternativas pouco utilizadas ultimamente, como Evander, que entrou no lugar de Jorge Henrique na segunda parte do treino de ontem, Leandrão e Éder Luís.

INGRESSOS ESGOTADOS

Qualquer que seja o time, o apoio será total. Com dois dias de antecedência, a torcida vascaína esgotou os ingressos para a ?final? da Série B, no Maracanã, amanhã, às 17h30m. Foram vendidas todas as 51.061 entradas. A carga total, incluindo gratuidades e cadeiras cativas, é de 64.486 bilhetes.

Com o intuito de lotar o estádio numa partida que tem tudo para ser dramática, a diretoria vascaína realizou uma promoção: os setores mais baratos custavam R$ 20, com direito a meia-entrada (R$ 10).