Cotidiano

Sem fronteiras para uma educação melhor

Ibema comemora resultados da inovação nas salas de aula

Ibema – “Agora a gente tem mais motivos para prestar atenção nas aulas. Vamos entender melhor todas as matérias”. É assim que Natã Azeredo Miranda, aluno do 5º ano do Ensino Fundamental de Ibema, define a nova fase da educação no Município. Depois de conhecerem a Plataforma de Tecnologia Educacional Sem Fronteiras, professores e alunos municipais ganharam nova motivação. Games, ferramentas, vídeos, aplicativos interativos entre outros recursos estarão presentes no dia a dia da sala de aula.

Julho marcou uma importante entrega da prefeitura para a comunidade ibemense: as soluções tecnológicas Sem Fronteiras. Trata-se de uma plataforma com cerca de 5 mil recursos digitais para uso em sala de aula e laboratório de informática. “Estamos investindo na qualidade de vida de nossos cidadãos e no futuro de nossas crianças”, declara o prefeito, Adelar Arrosi.

O prefeito ainda frisou que, “por meio da inserção da tecnologia na educação, queremos levar os alunos à reflexão, estimular o pensamento crítico, garantir que desenvolvam valores, que saibam tomar boas decisões”.

Interação

Vanessa Araújo, diretora de Projetos da Sem Fronteiras Tecnologia Educacional, retoma ainda um ponto importante: “Alunos que se apropriam e dominam as ferramentas digitais estão mais preparados para interagir com o mundo contemporâneo. Além disso, as soluções tecnológicas Sem Fronteiras objetivam formar integralmente os estudantes, de maneira que estejam mais preparados para o exercício da cidadania, pela inclusão de temas atuais e discussões socioambientais, culturais e econômicas.”

Para inserir a tecnologia nos seus planos de aula, os professores foram formados durante o mês de julho. “A tecnologia Sem Fronteiras veio agregar mais conhecimento para nós, professores, e para os alunos. Os estudantes se sentem mais motivados e interessados em aprender. A tecnologia é mais um recurso, uma ferramenta para desenvolvermos nosso trabalho. É a maneira como o professor vai tratar o conteúdo que vai fazer a diferença. Assim, a tecnologia se torna aliada da aprendizagem. Os recursos integram a prática do professor e complementam sua vivência sobre os assuntos tratados”, afirma a professora Creudair Pimentel Gomes.

Incentivo à lógica e à curiosidade

Com a tecnologia, o aluno se torna sujeito de seu aprendizado. Os estudantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades como lógica, curiosidade, capacidade de decisão e solução de problemas, reflexão e argumentação. “Hoje em dia, até por conta da geração da tecnologia, o professor precisa ser um mediador, não tem mais como ser apenas um porta-voz do conhecimento. Ele pode ser maravilhoso tecnicamente, mas se for só um porta-voz, ele não vai despertar o interesse dos alunos pelas suas aulas, porque os alunos de hoje são muito imediatistas”, frisa a secretária de Educação, Neiva Terezinha Leite.

“Em uma mesma sala de aula é possível encontrar alunos de diferentes perfis, origens e bagagens culturais que nem sempre estão no mesmo nível de aprendizagem. Isso torna o processo educacional ainda mais desafiador para os educadores que, além de trabalharem com toda a turma, também precisam estar atentos às particularidades de cada aluno”, observa a secretária.

O que há de novo

A tecnologia disponibiliza recursos de autoria, de pesquisa, de apresentação e construção de conceitos, entre outros. Oferece ainda uma grade de atividades para cada ano de escolaridade e área do conhecimento, para ampliar a abordagem curricular, articulada a temas como cidadania, saúde, educação financeira e fiscal, sustentabilidade, segurança digital e cultura.

“Já vimos sobre o sistema digestório e fizemos atividades sobre isso. Depois, vimos sobre os mapas, nas aulas de história e geografia”, conta o motivado estudante Natã: “O programa tem tudo, sobre todas as matérias, e tem games e vídeos, disponíveis para os alunos entenderem tudo melhor”.

Confira os resultados do uso de soluções tecnológicas como ferramenta para a educação de qualidade:

• Inclusão digital de alunos e professores, por meio da exposição às novas tecnologias, mídias sociais e cultura digital.

• Diminuição da evasão escolar, devido ao interesse dos alunos pelas novas linguagens de tecnologia, integradas ao ambiente escolar

• Aumento da proficiência nas habilidades tecnológicas imprescindíveis para a vida escolar e profissional.

• Alunos mais críticos e participativos, em decorrência da interferência e interação da turma com os recursos.

• Alunos mais preparados para o exercício da cidadania, pela inclusão de temas atuais e discussões socioambientais, culturais e econômicas, com a perspectiva da criança e do adolescente.

• Alunos mais preparados para a tomada de decisão, por meio da exposição a situações em que se fazem necessárias a análise crítica e a autonomia, na interação com a ferramenta.

• Estudantes motivados para a autoria, a produção de conhecimento e a criatividade, pelo contato constante com ferramentas de autoria e produção.