Cotidiano

Sem explicar, consórcio cancela reunião de novo

A reunião marcada para a manhã de terça-feira (16) já deveria ter ocorrido logo no início de agosto

Capanema – Mais uma vez as famílias que serão atingidas pelas obras da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, entre Capanema e Capitão Leônidas Marques, foram avisadas em cima da hora sobre o cancelamento de reunião com o Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu, que ocorreria ontem, no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Conforme o agricultor Sidinei Martini, que representa a Comissão dos Atingidos, com mais este cancelamento, o sentimento entre as famílias é de descaso, principalmente pela falta de informações por parte da empresa, responsável por apresentar as áreas para assentamentos e também ajustar os índices das indenizações.

A reunião marcada para a manhã de terça-feira (16) já deveria ter ocorrido logo no início de agosto, porém, segundo Martini, nenhum representante do consórcio compareceu. A expectativa é de que as famílias se reúnam com a empresa na próxima semana, em Curitiba.

As discussões entre consórcio empreendedor e atingidos ocorre desde o retorno das obras da Baixo Iguaçu, em agosto de 2015, data da renovação da licença de instalação. Desde então, as famílias tentam renegociar os valores das indenizações e corrigi-los conforme o IPCA. Os atingidos pedem 22,59% de reajuste, enquanto a empresa não apresenta propostas definitivas. Da mesma forma há o impasse na compra de terras para os assentamentos, que ainda não foram acertadas.