Cotidiano

Sem evidência, Trump alega que imigrantes ilegais roubaram sua vitória no voto popular

TOPSHOT-US-POLITICS-TRUMP-CONGRESSIONAL LEADERSWASHINGTON ? O republicano Donald Trump mal assumiu a Presidência e ele e sua equipe já se envolveram em polêmicas por divulgações de mentiras. Em seu primeiro encontro oficial com líderes do Congresso na segunda-feira, o presidente alegou que milhões de imigrantes ilegais roubaram sua vitória no voto popular. A afirmação está sendo contestada pela imprensa americana, que sustenta não ter sido baseada em fatos verificáveis.

Mesmo depois de tomar posse e se tornar o 45º presidente dos Estados Unidos, o presidente parece continuar inconformado com sua derrota para Hillary Clinton no voto popular ? a democrata teve quase três milhões de votos a mais, embora tenha perdido para Trump no Colégio Eleitoral.

Segundo o ?New York Times?, o comportamento de Trump demonstra que ele ainda está preocupado com o fato de que o público poderá ver sua vitória ? e seu governo ? como ilegítimos se ele não contestar repetidamente a ideia de que os americanos estavam profundamente divididos nas eleições. E nem a mudança para a Casa Branca teria ajudado a acalmar o presidente.

Fontes familiarizadas com a reunião a portas fechadas na noite de segunda-feira disseram que Trump aproveitou a oportunidade para se gabar de sua vitória.

Como parte dessa conversa, Trump afirmou que entre três milhões e cinco milhões de imigrantes ilegais votaram em Hillary. A declaração é semelhante a uma mensagem no Twitter que ele postou no final de novembro, na qual alegou que ele teria ganhado no voto popular ?se você deduzisse as milhões de pessoas que votaram ilegalmente?.

Funcionários do órgão eleitoral americano em todo o país, no entanto, disseram que não há praticamente nenhuma evidência de pessoas que tenham votado ilegalmente. Funcionários da Casa Branca não responderam aos pedidos de comentários sobre a alegação de Trump.

Steny H. Hoyer, democrata de Maryland, que participou da reunião, disse que Trump comentou ainda sobre o tamanho do público em sua posse ? um tema que também gerou polêmica entre o novo governo e a mídia.

? Era uma multidão enorme, uma multidão magnífica. Eu não vi uma multidão tão grande como esta ? disse Hoyer à CNN, citando Trump.

Ele acrescentou que Trump não ?gastou muito tempo com isso, mas estava claro que o assunto ainda estava em sua mente?.

Depois que diversos jornais apontaram, com fotos e opiniões de especialistas, que a plateia de sexta-feira no Capitólio foi de cerca de 700 mil pessoas ? quase um terço do registrado há oito anos, quando Barack Obama assumiu o cargo ? uma guerra de versões teve início.

Em uma declaração ríspida e crítica aos meios de comunicação, o porta-voz de Trump, Sean Spicer, exibiu números incorretos para provar que a cerimônia teve ?o maior público da História?. Ele alterou, por exemplo, os dados do metrô na capital americana para confirmar a tese, em uma coletiva de imprensa onde não permitiu perguntas dos repórteres.