Cotidiano

Sem distinção de religião, Papa receberá vítimas de atentado em Nice

NICE ? O Papa Francisco receberá as vítimas do atentado terrorista que atingiu em 14 de julho a cidade francesa de Nice, segundo a prefeitura local. Todos os sobreviventes e famílias das vítimas fatais serão levados por aviões fretados ao Vaticano, onde conversarão com o pontífice a portas fechadas ainda neste mês. O ataque de um jihadista tunisiano, que atropelou uma multidão durante uma celebração do Dia da Bastilha, deixou 84 mortos e centenas de feridos.

Um dia após o ataque, Francisco condenou o episódio “da forma mais absoluta” e expressou sua solidariedade às vítimas e aos franceses. O gesto de solidariedade foi reiterado no domingo seguinte durante a oração do Ângelus.

O pontífice receberá no dia 24 de setembro todas as vítimas e seus familiares em uma audiência privada. Não haverá distinção de religião, destacou um comunicado da prefeitura de Nice. Um terço das vítimas do atentado era de muçulmanos.

Dois aviões serão fretados para transportar os feridos e as famílias que perderam parentes, afirmou o serviço de imprensa da prefeitura de Nice. Para as vítimas indiretas ou pessoas comovidas pelo atentado serão colocados à disposição ônibus que sairão na véspera ao Vaticano.

Na noite da festa nacional de 14 de julho, mais de 30 mil pessoas contemplavam os fogos de artifício em Nice quando Mohamed Lahouiej Bouhlel, um tunisiano de 31 anos, avançou contra a multidão ao volante de um caminhão em alta velocidade. O atentado foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), combatido pela França no Iraque e na Síria.