Cotidiano

Sem dinheiro, Costa Oeste deixa de pular o Carnaval

Santa Helena – As prainhas da Costa Oeste do Paraná já foram cenário de badalados carnavais. Neste ano, sem dinheiro para investir nos espaços, as prefeituras têm se concentrado em outros eventos turísticos e gastronômicos deixando um pouco de lado a folia de Carnaval.

Dos municípios que formam a Costa Oeste paranaense, apenas dois mantiveram a tradição e vão dedicar alguns dias aos foliões. A expectativa é melhor para o próximo ano, com a liberação de recursos da Itaipu para revitalizar as praias artificiais e os balneários, prevendo, inclusive, a possibilidade de terceirização dos espaços.

A Costa Oeste costumava ser um chamariz de turistas nesta época, principalmente por conta das altas temperaturas e do Carnaval. O reservatório de Itaipu garantiu a formação de praias artificiais nas cidades de Santa Helena, Missal, Entre Rios do Oeste, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Mercedes, Porto Mendes (Marechal Cândido Rondon) e Três Lagoas (Foz do Iguaçu). Hoje, apenas Santa Helena e Foz do Iguaçu terão programação alusiva ao Carnaval 2018.

Em Santa Terezinha de Itaipu, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Arlênio Boaroli, descartou a realização de qualquer atividade carnavalesca, inclusive no Terminal Turístico Alvorada de Itaipu. “Preferimos dedicar atenção a outras festas, como a Fespop, que costuma reunir nos dias mais de 150 mil pessoas, e o Natal Canção”, disse.

Ele também cita que o Município optou em direcionar recursos para ações mais relevantes para garantir o bem-estar da população. Segundo Boaroli, o Carnaval de rua, com blocos, não existe em Santa Terezinha desde 2012. “Não haverá investimento público para o Carnaval, seja na cidade ou na prainha”.

Contudo, os planos futuros podem mudar: “Temos a ideia de retomar o Carnaval em Santa Terezinha de Itaipu, mas só quando a economia melhorar. Contamos com um orçamento baixo e não podemos ficar queimando dinheiro”.

Ainda em Santa Terezinha, há um projeto em parceria com a Itaipu para revitalização total da praia artificial, com a injeção de recursos de R$ 5 milhões. O Terminal Turístico Alvorada de Itaipu conta com uma área de 248 mil metros quadrados e com uma orla reservada aos banhistas de 250 metros.

Mais família

Em Marechal Cândido Rondon também não há atividade prevista, nem na cidade e muito menos na praia artificial do Distrito de Porto Mendes, conforme a Secretaria de Turismo local. A exemplo de outras cidades, Marechal Cândido Rondon tem priorizado eventos como a Oktoberfest e a Festa Nacional do Boi no Rolete.

Tradicional espaço para acampamento, a prainha de Porto Mendes recebe um público “mais família”, sem som alto e badalações. Exemplo de Missal, onde a Praia Natal, mantém esse perfil. “Nossa praia é diferente das outras, mais tranquila e pacata”, disse o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Missal, Rudi Paetzold.

Seguindo a tradição

Uma das festas mais tradicionais do gênero é realizada em Santa Helena, no conhecido Balneário Terra das Águas. Serão quatro noites de pura folia ao ar livre. A programação foi definida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Associativismo. A abertura será no dia 9 de fevereiro, e a folia começa todas as noites às 22h.

Uma ampla estrutura vem sendo montada para receber os foliões. A expectativa é de levar ao complexo turístico de Santa Helena perto de 70 mil pessoas em todas as noites. Mais de dez blocos já confirmaram participação, que serão animados por DJs.

O diretor de Turismo da Prefeitura de Santa Helena, Rogério Lenz, comenta que o Carnaval costuma reunir visitantes de vários municípios da região e também do Mato Grosso do Sul, além da Argentina e do Paraguai. “Outra atração no fim de semana do Carnaval será o passeio panorâmico com helicóptero, oportunidade única para apreciar a beleza do lago de Itaipu e sua ampla área verde”.

A chamada “praia nova” de Santa Helena passou por um amplo projeto de revitalização, com pintura, ajardinamento, substituição da rede de energia, entre outras melhorias. “Temos ainda 400 mesas com churrasqueiras próximas, distribuídas em uma área de 35 alqueires, além de 93 quiosques cobertos e três enormes barracões para eventos”, comentou Rogério Lenz.

Carnafalls

Outra cidade que programou o Carnaval neste ano é Foz do Iguaçu. O Carnafalls será de 10 a 13 de fevereiro, com Espetáculo Carnavalesco, o tradicional e animado Concurso Meninas Veneno, o Carnaval da Saudade, Carnarock, Carnaval do Idoso e uma programação específica em bairros.

Para garantir a segurança dos foliões, a prefeitura implantou um sistema de segurança unindo Guarda Municipal, policiais civis, militar e rodoviários federais. Não haverá programação na Praia de Três Lagoas. A maioria das atividades vai ocorrer no CTG Charrua.

Em São Miguel do Iguaçu a praia está interditada nesta temporada de verão por conta de uma reforma em fase de execução pela prefeitura. Serão investidos R$ 2,1 milhões em parceria com a Itaipu Binacional. Não há previsão de programação carnavalesca nos municípios de Mercedes, Entre Rios do Oeste e Itaipulândia.