Cotidiano

Sem compromisso oficial, Temer passa o final de semana em SP

SÃO PAULO – O presidente Michel Temer ficou durante todo o sábado em sua residência em São Paulo, mas sem compromissos oficiais. A previsão inicial era que ele passasse o final de semana em Brasília, mas no final da noite de sexta-feira decidiu vir para a capital paulista.

Em sua casa no Alto de Pinheiro (zona oeste), o presidente não recebeu visitas. Um carro saiu do imóvel do presidente no final da tarde, mas não foi possível identificar se havia mais alguém além do motorista em seu interior.

A previsão é que Temer retorne à Brasília no domingo à tarde.

Temer foi citado na delação premiada do ex-vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho, que veio a público na sexta-feira. No documento de 82 páginas, o executivo revela denúncias de pagamento de recursos de caixa dois para campanhas eleitorais de diversos políticos do PMDB e e integrantes do primeiro escalão do governo federal. Em um dos trechos, afirma que a empreiteira repassou R$ 10 milhões ao partido em uma negociação feita “direta e pessoalmente” por Temer com o ex-presidente da empreiteira Marcelo Odebrecht, numa reunião no Palácio do Jaburu, em maio de 2014, dois meses depois do início da Lava-Jato.

Em nota, Temer diz que repudia ?com veemência as falsas acusações do senhor Cláudio Melo Filho?. ?As doações feitas pela Construtora Odebrecht ao PMDB foram todas por transferência bancária e declaradas ao TSE. Não houve caixa dois, nem entrega em dinheiro a pedido do presidente?, diz a nota.